Economia. Investimento Global Gateway explora oportunidades de financiamento em Moçambique

Marta Roque

O Fórum de Investimento Moçambique – UE,  decorre esta quarta-feira e amanhã (23 de novembro), em Maputo.  Sob o tema ‘Criando oportunidades de negócio’, o evento pretende explorar formas de atrair investimentos de qualidade no âmbito da iniciativa Global Gateway, bem como, impulsionar e diversificar o comércio entre Moçambique e a União Europeia.

A ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes, marca presença na iniciativa, com uma comitiva de empresários portugueses. Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da Associação Jovens Agricultores Portugueses (AJAP), participa neste Fórum com dois empresários portugueses do Algarve, dos setores da construção civil e da prestação de serviços na área da transformação de produtos agrícolas, Hugo Pereira da empresa Sketchlog Arquitetos e Peter Duarte da empresa VND Investe e Constrói.

O fórum conta com vários oradores, moçambicanos e europeus, incluindo a intervenção da ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes, na manhã desta quarta-feira.

O encontro é uma oportunidade para os intervenientes dos setores público e privado avaliarem as inúmeras oportunidades de investimento que Moçambique tem para oferecer.

O fórum centra-se no valor acrescentado dos produtos ‘Feito em Moçambique’ e na industrialização.

“A UE é um parceiro crucial para Moçambique e continua a ser um dos seus parceiros comerciais mais importantes, proporcionando um mercado significativo para as exportações moçambicanas de mais de meio bilião de dólares todos os anos”, segundo a AJAP.

A nível global o investimento da UE desempenha um papel crucial no apoio ao desenvolvimento económico do país, criando oportunidades para as empresas locais, estimulando o ambiente empresarial e construindo uma parceria económica mutuamente benéfica.

As propostas deste fórum em Moçambique centram-se no destaque de oportunidades de investimento que Moçambique tem para oferecer aos investidores locais e da UE, apresentar o potencial de exportação de Moçambique no contexto dos acordos comerciais com a UE, criar ligações com os setores chave promovidos pela Equipa Europa através do pacote de investimento Global Gateway e explorar oportunidades de financiamento.

O Fórum é organizado pelo Governo de Moçambique, pelas Câmaras de Comércio Europeias e Moçambicanas, pela Agência para a Promoção do Investimento e Exportações (APIEX) e pela Delegação da UE em Moçambique.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica