A Ceres Caldas da Rainha funcionou entre 1966 e e o ano 2000. A empresa Sociedade Industrial Ceres, teve início em 1912 numa pequena fábrica de moagem em Vendas Novas, mas é nas Caldas que surge a segunda unidade em 1966. Dois antigos funcionários da antiga fábrica de moagem recordam os tempos em que trabalharam na empresa caldense.
Vítor Alexandre, antigo empregado fabril, visita a Ceres todos os dias. “Tenho paixão por isto”, confessa. Começou aqui a trabalhar com 26 anos, em 1964, veio através de uma empresa de Santarém. Era eletricista, trabalhou na manutenção e foi chauffeur do “patrão”.
José Vital relata que veio de Muge, Salvaterra de Magos, aos 17 anos começou como serralheiro para ajudar o “italiano que montou a fabrica”. Fez manutenção, camionista foi polivalente.
A fábrica da Ceres nas Caldas da Rainha moía o trigo, fazia a produção da farinha, o farelo. “Havia cota de rateio só podia produzir x toneladas, em 15 dias desfazíamos o trigo. Com um novo alvará puderam produzir mais. Com Linha de montagem e aperfeiçoamento,” conta Vítor Alexandre.
Os donos da Ceres compraram uma nova fábrica no espaço industrial e com uma cota mais alta puderam produzir mais. Vieram mais empregados de Cabeço de Vide e do Alentejo, chegaram a ser 20 e tal funcionários, tinham pouca instrução, mas dizem que “funcionava tudo bem”.
Chegaram a vender para Espanha tal era a grande produção de farinha, chegaram a ir 2 vagões de farinha para Tomar.
Os dois colegas fabris viram crescer a Fabrica e hoje “é difícil” olhar para a Ceres como Hub Criativo. Os dois amigos admitem terem vivido para a Ceres e “perderam vida familiar por paixão à Fabrica”.
Houve alturas em que o trabalho da fabrica de moagem era muito intenso, chegou a trabalhar 24 horas por dia com 3 turnos. Hoje ainda vivem meia dúzia de antigos trabalhadores da Ceres.
José e Vítor contam que preferiam ver a fábrica com a moagem do que a mudança, mas gostam de ver o edifício reabilitado.
No ano 2000 a fabrica fechou, em 2010 ganhou nova vida como Hub Criativo no centro da cidades das Caldas da Rainha.