Ricardo Pimentel, professor da ESAD, leva um grupo da turma do 2° ano da licenciatura em “Programação e Produção Cultural” para montagem de exposição no HUB Criativo Ceres, esta quinta-feira, 13 de junho.
“A configuração de espaço fazia sentido para a montagem, foi por isso que os alunos escolheram o Espaço Cultural da Ceres, o mais local adequado para esta exposição nas Caldas da Rainha”, segundo o docente da ESAD. Um exercício académico que decorre no âmbito da disciplina “Práticas aplicadas a Produção de Eventos Culturais”.
“Os alunos fizeram uma open call para contactarem artistas, e escolheram o espaço cultural, no caso a associação Silos-contentor criativo que reunia condições para a exposição,” comenta o professor ao Estado com Arte Magazine.
A proposta do trabalho feita aos alunos em diferentes grupos foi de criarem uma ideia de programação. Com o objectivo de aplicar ferramentas num projecto de programação cultural.
“Não tanto pela técnica, mas pela utilização de ferramentas da produção,” justifica Ricardo Pimentel.
A produção consistiu em convidar artistas de fotografia, em concreto fotógrafos ligados ao tema de manifestação e protestos.
Ricardo Pimentel estudou Artes Plásticas na ESAD e na Mamaus. Tem um percurso ligado à música eletrónica experimental e à electroacústica, com vários projetos artísticos a solo e em colaboração.
Trabalha desde 2007 como técnico e desenhador de luz em produções teatrais e musicais, e desde 2017 como técnico de iluminação no Centro Cultural das Caldas da Rainha.


