Há Jazz nas Avenidas Novas no mês de agosto, quatro sábados, quatro concertos, no Jardim do Arco do Cego. Trata-se de um conjunto de concertos de Jazz com a assinatura do Hot Club de Portugal, em colaboração com o Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia das Avenidas Novas.
No próximo sábado 17 de agosto pelas 18.30h atua o Mateus Saldanha Quarteto, um grupo composto por Mateus Saldanha na guitarra, Hugo Lobo no piano, Thiago Alves no contrabaixo e Gabriel Moraes na bateria. Ligados pela amizade e cumplicidade, mas também por uma vontade de se desafiarem a si próprios, propõem-se a tocar repertório fresco e inovador, passando por composições originais de Mateus Saldanha, bem como a tradição jazzística com os standards de jazz e do blues que fazem parte do cancioneiro americano.
“O grupo promete trazer novas cores e ritmos em cada tema que interpreta, com uma interação intuitiva e fresca entre si, direcionando sempre tudo o que tocam de forma a servir a música, procurando constantemente uma interpretação moderna bem como tradicional,” revela a organização.
Dia 24 de agosto é a vez de Juliana Mendonça Sexteto com André Murraças no Saxofone, Maria Fonseca no Trompete, Ricardo Sousa no Trombone, Luan Maziero no Piano, Juliana Mendonça no Baixo Elétrico e Maria Carvalho na Bateria.
Juliana Mendonça é uma contrabaixista madeirense, recentemente licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa. Integra projetos como Off On a Comet, Eunice Barbosa Quarteto, Nijuju Trio, Maria Carvalho Quinteto-Margem, entre outros. Neste concerto, irá explorar a música do compositor argentino Guillermo Klein, e apresenta-se em sexteto acompanhada por André Murraças no saxofone, Maria Fonseca no trompete, Ricardo Sousa no trombone, Luan Maziero no piano e Maria Carvalho na bateria.
No sábado 31 de agosto a dupla André Matos e Bruno Santos fazem a performance de Jim Hall. Horas de sessões em formato duo juntaram os dois músicos, para uma amizade que dura há 2 décadas.
“Uma das nossas referências em comum é o grande herói da guitarra jazz que dá pelo nome de Jim Hall. Tocar a música que Hall nos deixou é uma vontade grande e antiga que agora concretizamos,” referem os músicos. Na guitarra André Matos e Bruno Santos, Francisco Brito no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria.
A 10 de agosto teve lugar o primeiro concerto com a participação do Quinteto de Alice San Payo
Alice San Payo no Contrabaixo, Vasco Pereira no Saxofone, Francisco Carrapa na Guitarra, Manuel Gomes no Piano, e Gonçalo Nunes na Bateria.
Os concertos tem lugar no Jardim do Arco do Cego ( antiga estação de autocarros), a entrada é livre, mas com lugares limitados.
Parceria do pelouro da Cultura da Junta de Freguesia das Avenidas Novas com o Hot Clube

A Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, agora Escola Luiz Villas-Boas, em homenagem ao fundador do Clube, foi criada em 1979 pelo contrabaixista Zé Eduardo.
A Escola de Jazz é membro fundador da International Association of Schools of Jazz (IASJ), organização que conta com mais de uma centena de escolas do mundo inteiro, incluindo as prestigiadas New School Universitiy, Berklee College of Music, Conservatório de Paris, Royal Academy, entre outras.
Tem ainda um protocolo com a escola irlandesa Newpark Music Centre, onde os alunos do HCP podem completar a licenciatura em apenas 2 anos.


