Tomar o pequeno almoço nos jardins do Vaticano, ir ao Cinecitá e ouvir Pavarotti não é para todas as bolsas, mas há quem pague o que for preciso para aceder às ultimas tendências de luxo.
Para Cristina Borges de Carvalho, Chief Marketing Officer, saber escolher colaborações, exclusividade, party suites, influencers, e criar um grupo de pessoas com os mesmos interesses “são tudo detalhes que entram na mesma equação para quem criar experiências únicas” em hotelaria.
A gestão de luxo “tem muitas especificidades, exige estar atento ao outro, ao cliente, ao fornecedor. Estar atento aos pormenores”. Uma atenção, que segundo a Dean da AESE, Fátima Carioca, é “decisiva para o sucesso”. Mulheres líderes debateram luxo na AESE, dia 25 de março.
Cada vez mais as grandes marcas estudam as experiências únicas, que fazem com que “o consumidor se sinta único” num espaço hoteleiro. Segundo Cristina Borges de Carvalho, especialista em “hospitality”, e Chief Marketing Officer, do Sublime Hotels, tudo faz parte da mesma equação no luxo de criar experiências únicas.
“Como é que o meu hotel se pode evidenciar em relação aos outros hotéis?”, diz Cristina Borges de Carvalho, moderadora do debate da AESE Women Leaders’ Forum, The Luxury Playbook: estratégias de sucesso para a vida e para os negócios. Dirigido a mulheres líderes na AESE, num auditório com 100 mulheres executivas.
Cristina Borges de Carvalho, Directora de Marketing e especialista em Estratégia de Comunicação hoteleira, acredita que “o interesse do consumidor está a mudar, o viajante de hoje quer experiências únicas, em vez de commodities”. Para ter sucesso na indústria hoteleira, os hotéis tem de conceber “experiências locais e personalizadas emocionantes para os seus hóspedes”.
“O cocktail, e a ementa do restaurante fazem parte de mesma equação, para o estudo de quem está por detrás da marca, para evidenciar a marca relativamente às outras marcas do mercado.”
Cristina Borges de Carvalho dá como exemplo a cadeia de Hoteis Anantara, quando abriu um hotel em Roma. O hotel palaciano possui uma das localizações mais invejáveis no centro da cidade, com locais icónicos como o Fori Imperiali, a Via Veneto, a Fontana di Trevi e a Escadaria da Praça de Espanha, todos a uma curta distância a pé.
Roma é o sitio mais desejado, é o local numero 1 de visitas a nível mundial. Cristina quis descobrir o que nunca tinha sido feito na cadeia de Hotéis de Roma. “Sabem aquela frase: Money does not buy? Esqueçam. O dinheiro tem de comprar.”

Em vez de fazer apenas o jantar no hotel Cristina fez uma conexão com um antigo realizador do CineCitá, na sua casa criou algo único para os seus clientes. “Ouvir Pavaroti num apartamento decorado com cartazes imensos de actrizes italianas como a Gina Lollobrigida, Sofia Loren, um ambiente incrível, com cheiro a pasta, e bem regado com champanhe. Lembro-me de tudo, menos do que comi. Não foi sobre comida.”
Outra experiência partilhada por Cristina, que foi única, consistiu em tomar o pequeno almoço nos jardins do Vaticano e ver a Capela Cistina. “É muito mais do que um restaurante e um bom vinho. É toda uma experiência para os nossos clientes sentirem.”
No painel participaram ainda Filipa Tropa Coelho, Diretora de Recursos Humanos, Vanguard Properties, Maria Pimentel, Fashion Buyer & Consultant, Fashion Clinic, GUCCI & DOLCE&GABBANA, Amorim Luxury Group e Beatriz Carranza, Luxury Brand Consultant.
Detalhes para o sucesso
Influencers (foody e moda), colaborações ( escolher quem combina mais com a nossa marca, exclusividade ( ter o produto que o meu cliente quer), party suites (com sala especial com acesso directo para restaurantes),
locais escondidos ( espaços privados, em que só os membros do clube, só alguns clientes têm acesso), criar um grupo de pessoas com os mesmos interesses, são detalhes importantes para criar uma experiência de luxo única.
Cristina Borges de Carvalho orgulha-se de ter participado activamente no 1º FENDI Beach Club do mundo no Hotel Puente Romano Beach Resort, em Marbella, Espanha.
Líderes no feminino

“É preciso ter curiosidade com meios que podem não ser os nossos”, diz Fátima Carioca, Dean da AESE para suscitar o interesse do auditório feminino na AESE, onde 100 mulheres assistiram a debate sobre marcas de luxo.
“É fundamental ter um posicionamento curioso ao que se passa à nossa volta. Para criar ideias fora da caixa, é importante estarmos atentas a outros sectores diferentes dos nossos que nos transportam para outras realidades.
A gestão de luxo tem muitas especificidades, exige estar atento ao outro ao cliente, ao fornecedor, estar atento aos pormenores”. Esta atenção, para a Dean da AESE, “é decisiva para o sucesso”.
Fátima Carioca define a AESE como uma Business School que prepara líderes para os novos tempos, diz que “a consciência das decisões que tomamos hoje podem abrir novos horizontes. Os programas de liderança feminina da AESE transformam a vida das participantes, existe algum programa à espera que o descubram”.
Esta decisão de aprender mais, é para a Dean da Business School, uma “atitude perante a vida, no sentido de querer progredir e querer encontrar soluções dos nossos tempos.”


