No âmbito da 41ª Ovibeja, feira anual de agricultura, vai decorrer um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural, uma organização da AJAP, Associação de Jovens Agricultores de Portugal a 30 de abril.
O Seminário do JER a ter lugar no dia 30 de abril conta com as participações do Ministro da Agricultura e Pescas, de José Manuel Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, Presidente da AJAP, Henrique Silvestre Ferreira, e Rui Garrido, Presidente da ACOS.
Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, fará um enquadramento à figura do JER- Jovem Empresário Rural- é uma figura criada oficialmente pelo Decreto-Lei n.º 9/2019, de 18 de janeiro e Portaria n.º 143/2019, de 14 de maio, será ainda apresentado o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.
Terá ainda lugar uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que terá as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, Deputado pelo PSD, Nelson Domingos Brito, Deputado pelo PS, António Mestre Bota, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, Vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, Professor da Universidade do Algarve.
O Decreto-Lei n.º 9/2019, de 18 de janeiro e Portaria n.º 143/2019, de 14 de maio, o JER, o decreto-lei foi estabelecido com o objetivo de atribuir um caráter distintivo ao empreendedorismo no mundo rural ao potenciar a criação de emprego e fixação de jovens. Tem como principais objetivos: Instalar e fixar jovens empreendedores nas zonas rurais; Diversificar a base económica regional; Valorizar e qualificar os recursos endógenos e explorar atividades inovadoras e ambientalmente sustentáveis.
Com o tema +AGRICULTURA + FUTURO, a 41ª Ovibeja, a decorrer de 30 de abril a 4 de maio, a organização diz que o evento é “um espaço de resiliência, inovação e construção de pontes entre gerações, empresas e stakeholders comprometidos com o desenvolvimento agrícola sustentável. Afirma-se como “uma Plataforma Estratégica para o Futuro da Agricultura enquanto evento essencial de reflexão e inovação. Destina-se a discutir o papel central da agricultura na economia global, segurança alimentar e preservação ambiental.”