Margarida Reis. A Vereadora que aposta na “política de proximidade” através da saúde e desporto.

Marta Roque

Esta semana está a decorrer a VI edição do Óbidos + ativo com  dias de desporto e saúde para a comunidade. Com uma programação pensada  para as escolas, idosos, e famílias, o lazer não foi esquecido: as associações desportivas e culturais do concelho também participam no Festival. Margarida Reis, Vereadora da Cultura e Deporto da Câmara de Óbidos, ao Podcast Estado com Arte dá conta da programação do Festival Óbidos +ativo e da estratégia do pelouro da Cultura com a junção da Saúde e Desporto na criação de bem estar na população obidense.

As atividades do Festival decorrem esta semana no complexo desportivo, no Pavilhão e piscinas de Óbidos.
Terminam com treino na lagoa de Óbidos com atletas de todo o pais e o sarau na 6a feira noite. Demonstrações momentos das escolas , das associações que participam.

“Quando fui convidada para fazer parte do executivo o objetivo foi mesmo de olhar para a prática desportiva e  também a prática de atividade física regular. Houve uma junção dos dois pelouros Saúde e Cultura, pretendemos tornar a vida dos obidenses mais ativa. Foi elaborado um programa onde inclui outros 16 programas: escola, combate à obesidade infantil, entre outros,” diz Margarida Reis no seu escritório nas piscinas de Óbidos ao Podcast Estado com Arte.

“Este festival faz parte da nossa estratégia, pensada para a nossa população. Estratégia que vem de trás e que está a ser implementada agora.”

População sénior
“As nossas pessoas durante o ano tem oportunidade de fazer atividade física com orientação de professor, nos centros de Melhor Idade, um serviço à população idosa da Câmara de Obidos. A Vereadora admite que “nos clubes também procuram chegar aos idosos”.

Espaço F – de felicidade no complexo desportivo
Incluir pela arte é uma nova proposta da área da Saúde do pelouro de Óbidos,” através de tipos de arte incluímos pessoas com necessidades especiais tem como complemento a sala Snoezelen com 130 utentes, com terapia direcionada para dar resposta eficaz. As pessoas sentem-se bem nesta sala.”

Aposta da Saúde
Uma das grandes apostas é proporcionar a prática desportiva, tudo gratuito, estamos a dar oportunidade de participar nestas atividades.
Há uma preocupação com a prevenção e combate à doença no trabalho de Margarida Reis. Ontem na inauguração do Festival com a  Conferência da empresa Hope Care constamos que, através da prática do exercício físico, pessoas com doença oncológica estão a ultrapassar os problemas de saúde.

O polvinho dos afectos, pós-covid tiveram um acompanhamento de convívio de croché ofereceram 160 polvinhos no IPO. Esses afetos nesses momentos na vida das pessoas.
“Mais do que um clube é a junção de um grupo de pessoas que trabalhar para um fim, trabalham as pessoas que aqui vem se sintam bem em todos os momentos. Que se sintam bem aqui nas piscinas e fora.
É uma aposta de política de proximidade através da saúde e desporto.”

Próximo mandato
Sobre o próximo mandato pergunto o que ainda falta fazer, Margarida Reis responde que “o trabalho nunca se esgota, estamos aqui neste Festival e a pensar no que ainda não fizemos. Temos uma equipa muito ativa a trabalhar nesta área e em muitos serviços da Câmara. Quando vim para o executivo o aumento da prática física começou com uma necessidade, hoje faz falta mais um pavilhão, estamos a trabalhar com estratégia para evoluir.”

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica