A Europa numa Encruzilhada – Novos Movimentos Sociais: da diversidade aos desafios e oportunidades, das Edições Silabo (2024), o mais recente livro de José Filipe Pinto, Catedrático de Ciência Política, passou a fazer parte da lista do Plano Nacional de Leitura, sendo já o 2º livro do docente no PNL.
“É o meu segundo livro no PNL. Uma prova de que também em Portugal começam a prestar atenção ao que escrevo na sequência das minhas pesquisas. ” O autor ao Estado com Arte Magazine constata que em Portugal começam a interessar-se pela sua visão sobre a Nova Ordem Mundial e o papel que a União Europeia pode desempenhar na nova realidade.
“Num mundo em constante transformação, a Europa enfrenta desafios internos e externos que moldam o seu futuro político, económico e social. Este livro explora em profundidade a complexa teia de novos movimentos sociais que emergem face a um cenário global incerto, onde a diversidade e as tensões internas se cruzam com as ameaças externas,” explica o autor.
De que forma os novos movimentos sociais estão a influenciar os partidos políticos e a governação na Europa? Como é que a pluralidade de regimes políticos e as assimetrias económicas afetam a coesão e o futuro da União Europeia? Como é que as principais ameaças, como o populismo, o crime organizado e o terrorismo desafiam a estabilidade do continente? Quais as oportunidades para a Europa se reposicionar no cenário global, numa era de múltiplas ordens e crescente competitividade? São questões colocadas neste livro.
Segundo José Filipe Pinto este livro oferece uma “análise profunda das dinâmicas contemporâneas, expondo como a diversidade tanto pode ser uma origem de vulnerabilidades, como também uma fonte de oportunidades. A Europa numa Encruzilhada é um convite para os leitores refletirem sobre o futuro do continente.”
A descoberta das interações entre política e sociedade, e como os novos desafios globais e regionais podem moldar a Europa contemporânea são algumas questões abordadas.
O primeiro livro do Investigador de política a constar do PNL é “O Fim da Hegemonia Americana. Um Mundo de Múltiplas Ordens”, das Edições Sílabo, (2023) .
O ano de 2022 representou um ponto de viragem e um desafio à ordem mundial vigente, admite o autor. A invasão russa da Ucrânia está a abalar o mundo unipolar e o Ocidente assiste preocupado ao germinar desta nova ordem.
Este livro, entre outras, apresenta e discute questões como: Quais serão os principais atores na política mundial?
O declínio dos Estados Unidos da América e do Ocidente tem retorno? Até onde pretende ir o eurasianismo da Rússia? Qual o real objetivo da China com a iniciativa Belt and Road? Que papel ambiciona desempenhar o islamismo na nova ordem?
“Respostas importantes e necessárias, numa situação em que a Humanidade caminha para um Mundo de múltiplas ordens, cada uma com princípios e valores próprios,” sublinha o Professor Universitário.
José Filipe Pinto é autor de 17 livros, com cerca de duas dezenas de capítulos, maioritariamente publicados nos Estados Unidos, cerca de quatro dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, com divulgação em mais de 100 países, e algumas centenas de artigos de opinião.


