Documentário. Play it Again, Yuki a 4 de Setembro, no Cinema City Alvalade

Marta Roque

A história dramática de João Ganho Play it Again, Yuki é um documentário  sobre uma intérprete de música que sofre um lesão neuromuscular, o filme mostra o dilema, trauma e medos da artista durante um processo de cura e o seu fechamento através da música.  

João Ganho conquistou o Prémio do Público da XXX edição dos Caminhos do Cinema Português, 2024. Play it Again, Yuki tem agora a estreia comercial a 4 de setembro, no Cinema City Alvalade.

O filme questiona os eventos que nos transformam e nos revelam, Yuki Rodrigues ausente há 18 anos do panorama musical, devido a uma lesão na mão direita, regressa à música, agora como compositora. O passo decisivo é a gravação do seu primeiro álbum de originais, decidida a enfrentar medos, traumas e o seu público.

“Play it Again, Yuki” retrata o evoluir de todo este processo de recuperação e superação na visão do realizador que o acompanhou desde a sua génese.

Aos 30 anos, Yuki, pianista clássica, sofre uma lesão neuromuscular que a afasta da música por 15 anos consecutivos. Em 2022, decide retomar a sua paixão e gravar um álbum onde apresenta pela primeira vez composições suas e preparar-se para o regresso aos palcos.

O realizador João Ganho, que acompanhou todo o processo de produção do álbum até ao seu lançamento em novembro de 2023, propõe neste seu primeiro documentário enquanto realizador guiar a sua narrativa visual da história da artista, tendo como ponto de partida a sua música.

O Estado com Arte Magazine perguntou ao realizador João Ganho se a importância deste filme é a sensibilização para a doença na arte ou cumpre apenas documentar uma realidade artística? Para o cineasta se por um lado Play it Again, Yuki “é um registo documental de um projecto de concretização de um álbum, com uma vertente biográfica da artista bastante marcada, por outro é um forte apelo à superação em qualquer processo de perda traumática, eventualmente irreversível, que tocará em particular todos os que já passaram ou estão a passar por um processo de doença”. A verdade, diz o realizador, é que o tema “das incapacidade invisíveis é transversal a todas as áreas e não se cinge à arte. Mas neste caso, a arte, especificamente a música, acaba por ser apenas o contexto específico do Play it Again, Yuki e a ferramenta que escolhi para transmissão da mensagem que pretendo fazer chegar ao espectador, que não tem que estar forçosamente a ela ligado tão profundamente para se sentir tocado por este filme. O que senti quando o vi sem pausas pela primeira vez depois de finalizar a montagem é que este filme pode ter uma leitura em camadas e é uma abordagem transversal de um acontecimento fortuito na vida de qualquer um de nós, e a reacção dos espectadores que já o viram e que se sentiram inspirados pela vontade de luta e de superação que ele apresenta confirmou isso mesmo.”

A partir dos temas originais de Yuki, João Ganho constrói o filme Play it Again, Yuki com base em entrevistas e cenas da gravação e da pós-produção do álbum, que transmite os dilemas, traumas e medos da personagem num processo de cura e de superação através da música.

 

 

Com realização de João Ganho a Produção é de Cláudia Pereira da Silva. Música e interpretação de Yuki Rodrigues. Uma produção da Til Artists.

A data de estreia comercial vai ser a 4 de Setembro, no Cinema City Alvalade (em horário a confirmar brevemente). As próximas exibições terão lugar no Centro Cultural em Celorico da Beira,  a 11 de Setembro, pelas 21h30, em Viana do Castelo, e no Teatro Sá de Miranda também a 11 de Setembro às  21h30.

As novas datas e novas salas irão sendo anunciadas nos próximos dias.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica