A história dramática de João Ganho Play it Again, Yuki é um documentário sobre uma intérprete de música que sofre um lesão neuromuscular, o filme mostra o dilema, trauma e medos da artista durante um processo de cura e o seu fechamento através da música.
João Ganho conquistou o Prémio do Público da XXX edição dos Caminhos do Cinema Português, 2024. Play it Again, Yuki tem agora a estreia comercial a 4 de setembro, no Cinema City Alvalade.
O filme questiona os eventos que nos transformam e nos revelam, Yuki Rodrigues ausente há 18 anos do panorama musical, devido a uma lesão na mão direita, regressa à música, agora como compositora. O passo decisivo é a gravação do seu primeiro álbum de originais, decidida a enfrentar medos, traumas e o seu público.
“Play it Again, Yuki” retrata o evoluir de todo este processo de recuperação e superação na visão do realizador que o acompanhou desde a sua génese.
Aos 30 anos, Yuki, pianista clássica, sofre uma lesão neuromuscular que a afasta da música por 15 anos consecutivos. Em 2022, decide retomar a sua paixão e gravar um álbum onde apresenta pela primeira vez composições suas e preparar-se para o regresso aos palcos.
O realizador João Ganho, que acompanhou todo o processo de produção do álbum até ao seu lançamento em novembro de 2023, propõe neste seu primeiro documentário enquanto realizador guiar a sua narrativa visual da história da artista, tendo como ponto de partida a sua música.
A partir dos temas originais de Yuki, João Ganho constrói o filme Play it Again, Yuki com base em entrevistas e cenas da gravação e da pós-produção do álbum, que transmite os dilemas, traumas e medos da personagem num processo de cura e de superação através da música.
Com realização de João Ganho a Produção é de Cláudia Pereira da Silva. Música e interpretação de Yuki Rodrigues. Uma produção da Til Artists.
A data de estreia comercial vai ser a 4 de Setembro, no Cinema City Alvalade (em horário a confirmar brevemente). As próximas exibições terão lugar no Centro Cultural em Celorico da Beira, a 11 de Setembro, pelas 21h30, em Viana do Castelo, e no Teatro Sá de Miranda também a 11 de Setembro às 21h30.
As novas datas e novas salas irão sendo anunciadas nos próximos dias.