Autárquicas25. Carlos com poucas moedas para ganhar Leitão

Estado com Arte Magazine

Em Lisboa, a candidata do Partido Socialista reúne mais de metade das menções nas redes sociais, conseguindo 51%. No segundo lugar, surge o atual presidente da autarquia, Carlos Moedas, com 38%, que apesar do acréscimo no número de menções devido ao trágico acidente do Elevador da Glória, tem um distancia de 13% para a candidata do OS. João Ferreira (CDU) completa o pódio, bem distante dos dois primeiros com apenas 7%.

A  campanha de Alexandra Leitão promove uma Lisboa inclusiva, com o apoio de associações LGBTQIAPN+, como destacado numa publicação que dizia: ‘Continuamos a ouvir, a dialogar e a trabalhar com todos para uma Lisboa mais justa, inclusiva e decidida’, segundo o estudo Cision/Brandwatch.

No que diz respeito aos temas, o estudo Cision/Brandwatch revela que a questão da habitação é o mais mencionado com 47%, o que reflete as preocupações contínuas com o elevado custo de vida em Lisboa, com uma publicação no X a afirmar: “A avaliação das casas atingiu um novo recorde em abril: 1866€/m², mais 17% do que há um ano. Em Lisboa, os valores ultrapassam os 2800€/m².”

A segurança na capital ocupa o segundo lugar com 26%. Um tema de destaque que reflete o sentimento de que há mais violência e mais crimes violentos na cidade; as pessoas estão preocupadas e querem mais segurança. A fechar o pódio, surge o tema dos transportes públicos com 22%. As principais discussões abrangeram propostas de ‘transporte gratuito para todos os residentes em Lisboa’ e preocupações relativas às infraestruturas, com uma publicação no X a detalhar planos para ‘mais faixas destinadas a transportes públicos para melhorar a circulação”.

Porto

Invicta em tons de laranja nas menções nas redes sociais

O candidato do da coligação PSD/CDS/IL, Pedro Duarte, lidera as menções com 35%, a discussão incluiu avaliações críticas da sua campanha, com uma menção a afirmar que ‘Pedro Duarte continua a preocupar no Porto’ e outra a referir que ele ‘usa José Sócrates para atacar Pizarro’ e também menções relacionadas com a sua declaração de rendimentos, com uma publicação no X a questionar: ‘como é que Pedro Duarte, ministro do governo Montenegro e candidato do PSD à CM do Porto, só agora declarou mais de um milhão de euros em ações?’.”

No segundo lugar, surge o candidato socialista, Manuel Pizarro com 19%, estando estas menções relacionadas com as publicações controversas no X, como uma que alegava: ‘ISLÂMICOS querem capturar o PODER POLÍTICO! Usam Manuel Pizarro como CAVALO DE TRÓIA no Porto!’.

Na terceira posição, encontra-se o candidato independente Filipe Araújo com 17%, sendo que as menções enfatizam a independência, com uma publicação a declarar: ‘Ser independente é acreditar que o Porto vale mais do que interesses partidários’. As discussões centraram-se também nas suas propostas para o reforço do policiamento e para residências sociais destinadas a seniores.”.

No que diz respeito aos temas, o Porto segue a tendência de Lisboa e a Habitação lidera no volume de menções com 44%, as conversas destacaram frequentemente questões como os descontos no IMI para famílias e preocupações mais amplas sobre os preços da habitação, com uma publicação a criticar um caso em que uma casa teria sido reservada para um traficante num bairro social.

No segundo lugar, surge a Segurança com 30%, as menções destacam preocupações de que “a política de segurança pública não tem dado resultado. Fuzis circulam livremente…”, com menções a abordar também questões específicas, como o tráfico de droga no Porto.

A fechar o pódio surgem os Transportes Públicos, este tema atingiu 20%, as menções estão relacionadas por debates e propostas de ‘transportes grátis’ em cidades como o Porto e por menções sobre a proposta de Manuel Pizarro de ‘transportes públicos gratuitos para maiores de 65 anos’.”

Os dados relativos a este estudo foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica