PEDIP recupera em site o expólio da antiga APCD

Estado com Arte Magazine

O PEDiP (Projecto de Estudo e Divulgação do Património) é um projeto que recupera o trabalho cultural da APCD (Associação Portuguesa para a Cultura e Desenvolvimento),  criada em 1972 a associação cessou funções em 2023.

O site do PEDIP está recuperar informação sobre monumentos menos conhecidos, que já tinham sido editados ou que ainda estavam no plano de proposta. A equipa do PEDIP conta com a participação da ACDA – Associação de Cultura e Desenvolvimento de Angola -, uma instituição paralela à APCD em Angola, que “abraçou igualmente este projecto para o património de origem portuguesa em terras africanas.”

APCD (Associação Portuguesa para a Cultura e Desenvolvimento)  criada em 1972 após quatro décadas de trabalho cultural cessou funções em 2023.  Desenvolveu ações de formação profissional e apoio à cultura portuguesa em várias áreas de conhecimento artístico.

Envolveu muitos participantes, directa e indirectamente, em todos os níveis, tanto ao nível da investigação, como na produção e edição de documentos escritos (livros, brochuras, desdobráveis), na divulgação; e também, particularmente, na envolvência de muitas entidades locais em Portugal e no estrangeiro.

No sentido de dar continuidade ao projecto e aproveitar todo o imenso material que foi coligido pela APCD ao longo dos anos, a equipa que entretanto se formou resolveu colocar toda a documentação disponível on-line para todos os que se interessam por esta área.

Este é um projecto em que também se empenhou a antiga Presidente da APCD, a advogada, Maria Benedita Santiago Neves († 2022). Teresa Jalles afirma que a “sua continuidade é também uma homenagem ao seu espírito bem português de se aventurar em iniciativas de grandes horizontes.”

“Para isso criámos um site próprio – www.explorando-o-patrimonio.com – onde pretendemos colocar a informação relativa a cada monumento, com textos revistos e actualizados,” explica Teresa Jalles da equipa do PEDIP.

“Estamos a dar prioridade a monumentos porventura menos conhecidos, que já tinham sido editados ou simplesmente ainda estavam no plano de proposta, não esquecendo evidentemente os mais emblemáticos,” comenta Teresa Jalles.

Adianta sobre o PEDIP que contam com a participação da ACDA – Associação de Cultura e Desenvolvimento de Angola -, uma instituição paralela à APCD em Angola, que “abraçou igualmente este projecto para o património de origem portuguesa em terras africanas.”

O PEDiP tem vindo a consolidar-se contando já com bastantes participações, a organização agradece a quem quiser participar qualquer sugestão, comentário para melhorar o site, ao nível edição das páginas, bem como  na divulgação do site.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica