“Legitimidade democrática” é o tema da próxima sessão do ciclo “50 anos do 25 de Novembro”, que terá lugar amanhã, dia 5 de novembro, no Palácio da Independência, em Lisboa. A sessão conta com a participação especial de João Soares e de Zita Seabra, que vão partilhar testemunhos pessoais e conhecimentos próprios sobre tudo o que rodeou a eleição da Assembleia Constituinte e o significado que teve, podendo ainda abordar o 11 de março.
Promovido pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, o ciclo com o subtítulo “Desvios, confrontos, percalços da Revolução e o triunfo da Democracia”, percorre as diferentes fases do processo revolucionário posterior ao 25 de Abril, desde julho de 1974 até ao 25 de novembro de 1975.
A presença de João Soares, antigo ministro da Cultura, ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e filho do ex-Presidente da República Mário Soares, “assume particular relevância pelo testemunho direto e pela ligação familiar a um dos protagonistas centrais da consolidação da democracia em Portugal, o Dr. Mário Soares,” comenta a organização.
Zita Seabra, antiga militante do Partido Comunista Português, de que se afastou definitivamente em 1988, contará também as “suas experiências pessoais e políticas neste difícil momento fundador da democracia”. Nesta sessão ao lado dos convidados, participa José Ribeiro e Castro, Presidente da Direcção da Sociedade Histórica, e então jovem dirigente do CDS, foi candidato às eleições constituintes, embora não eleito.
O jornalista Henrique Monteiro será moderador da sessão, que conta ainda com o painel residente do ciclo, composto desta vez por Carlos Magno, Nuno Rogeiro e José Luís Ramos Pinheiro. A sessão realiza-se na quarta-feira, dia 5 de novembro, às 15h30, no Palácio da Independência, em Lisboa.
O calendário do Ciclo terá ainda as seguintes sessões:
5.nov.2025: Legitimidade democrática – 25.abr.75 | eleições constituintes.
19.nov.2025: A aceleração – Verão Quente | ago.75 – nov.75.
26.nov.2025: Democracia e Liberdade: 25 de novembro
Haverá transmissão online em directo, via streaming, nas seguintes plataformas:
Facebook: https://www.facebook.com/sociedadehistorica/
YouTube: https://www.youtube.com/@sociedadehistorica
A iniciativa, iniciada em 15 de outubro, decorre ao longo de sete encontros, até 26 de novembro e contará com PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA no LARGO DE S. DOMINGOS, em Lisboa.
As sessões são públicas, mas devido às limitações da sala devem fazer inscrição através do email: ship.direccao@sociedadehistorica.pt


