António José Seguro realiza este sábado, 15 de novembro, a Convenção pela Democracia, pelas 14h00, no Centro de Congressos de Aveiro com a presença de algumas personalidades do Partido Socialista, como é o caso de Ana Gomes, João Soares, Francisco Assis, Carlos Zorrinho, entre outros.
Mas outras figuras da sociedade civil também marcam presença em Aveiro como os embaixadores Francisco Seixas da Costa e José de Freitas Ferraz, ou académicos como Bernardo Ivo Cruz, Carlos Gaspar.
De acordo com o programa, divulgado por fonte oficial da candidatura à agência Lusa, esta convenção tem como mote “Democracia de Confiança, Democracia de Oportunidades” no Centro de Congressos de Aveiro, a partir das 14h00.
O objetivo deste encontro é “debater e apresentar os quatro pilares do ‘contrato de confiança e oportunidades’” que o candidato a Belém António José Seguro pretende apresentar aos portugueses para um futuro mandato presidencial.
António José Seguro já tinha divulgado que pretendia organizar este evento numa dada entrevista à agência Lusa este mês.
A Convenção Democrática de Seguro apresenta no primeiro painel o objetivo de “renovar a democracia e criar um funcionamento estável das instituições”. No debate vão participar figuras como o eurodeputado do PS Francisco Assis, o presidente da Câmara Municipal de Évora, o socialista Carlos Zorrinho, ou João Soares, antigo ministro da Cultura e antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
A antiga ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e antiga presidente da Associação Nacional de Municípios, Luísa Salgueiro, o antigo deputado e professor Vitalino Canas, o deputado do PS Filipe Neto Brandão ou a professora Ana Sofia Santos, também vão participar neste primeiro painel, entre outros.
O segundo painel vai debater as “novas fronteiras económicas e da sustentabilidade” com o médico e presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, Álvaro Beleza, o deputado do PS Miguel Costa Matos, e vários académicos, entre eles, Álvaro Nascimento, Luís Aguiar-Conraria, Ricardo Ferraz, Sílvia Conduto ou Susana Peralta.
No terceiro painel, dedicado às “novas fronteiras sociais”, estarão presentes personalidades como o antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes, o ex-secretário de Estado do Trabalho Miguel Fontes, o académico Amílcar Moreira, o psicólogo clínico Américo Nave, o médico João Varandas Fernandes, ou o provedor da Misericórdia de Loures, Duarte Morgado.
“Novas fronteiras de Portugal no mundo” no ultimo e quarto painel, os moderadores serão o antigo ministro da Defesa e da Administração Interna Nuno Severiano Teixeira e a ex-secretária de Estado da Defesa Ana Santos Pinto.
Entre os participantes deste quarto debate constam nomes como o da embaixadora e antiga candidata presidencial Ana Gomes, os embaixadores Francisco Seixas da Costa e José de Freitas Ferraz, ou académicos como Bernardo Ivo Cruz, Carlos Gaspar, Luís Tomé, Sandra Fernandes e Sónia Sénica.
No programa é destacado que esta convenção vai decorrer em Aveiro, cidade que foi palco do congresso da Oposição Democrática, em abril de 1973, dois anos antes do fim da ditadura em Portugal.
O evento é aberto ao público e os quatro painéis vão decorrer em simultâneo. Todos contarão com a participação de Seguro que, pelas 17h00, fará uma intervenção de encerramento.


