FESTIVAL LITERÁRIO UTOPIA. Abdulrazak Gurnah vem a Braga, uma das vozes mais marcantes da literatura.

Estado com Arte Magazine

Abdulrazak Gurnah, Prémio Nobel da Literatura 2021, vem a Portugal participar em duas sessões inéditas no âmbito do Festival Literário Utopia 2025, que decorre de 14 a 23 de novembro, em Braga. Esta presença marca um dos momentos mais relevantes da história recente do festival.

O Festival Literário Utopia 2025 tem uma programação composta por conversas, espetáculos, workshops, sessões com escolas, oficinas, entrevistas, exposições, passeios literários e várias outras propostas.

Gurnah participa na sessão inaugural do festival, dia 14, e regressa ao palco no dia 15 de novembro, para uma conversa com Mia Couto — um diálogo esperado entre dois escritores que exploram temas como migração, memória, pós-colonialismo e identidade.

“Convidamos um Nobel para celebrar a literatura e dar oportunidade aos que procuram a origem dos mistérios da vida de encontrar as pistas para a vida em harmonia, para uma vida boa. A literatura é o apoio de Arquimedes. A literatura permite o salto do remediado para o justo valor existencial”, declara o presidente do dstgroup, José Teixeira.

Para além do escritor tanzaniano, o dstgroup, enquanto mecenas do Festival Literário Utopia, pelo terceiro ano consecutivo, promove mais algumas iniciativas de extrema relevância: no dia 21 de novembro, o destaque vai para uma sessão dupla com Gonçalo M. Tavares, que apresentará o seu novo livro “O Fim dos Estados Unidos da América” e o documentário, encomendado pelo dstgroup, “As Almas de Braga – Alguns Caminhos e Tradições”. Quase a encerrar o festival, a 22 de novembro, sobe ao palco do Theatro Circo o artista CATTO, num espetáculo seguido de uma after-party com os DJ Monte e Amadeu Clasen, no Oboé.

Todas as iniciativas são de entrada livre, sem necessidade de inscrições.

“As almas de Braga” — uma encomenda dstgroup a Gonçalo M. Tavares

Um dos pontos altos da programação será a estreia do documentário “As Almas de Braga – Alguns Caminhos e Tradições”, uma encomenda direta do dstgroup ao escritor Gonçalo M. Tavares, que assina um retrato poético e sensorial da cidade.

Com cerca de 60 minutos de duração, o filme percorre ruas, gestos e vozes de uma Braga onde a tradição e a modernidade se encontram diariamente. “Das lavadeiras junto ao rio aos mestres artesãos de cordofones, do rancho folclórico ao palco iluminado do Theatro Circo, das festas de S. João ao repicar dos sinos das “mil igrejas”, o filme traça o retrato de uma Braga viva, plural e em movimento. No ano em que a cidade se afirma como capital da cultura, o documentário convida a redescobrir o que pulsa por trás das pedras antigas e das novas criações – uma cultura que é memória, devoção e reinvenção constante”, afirma Gonçalo M. Tavares.

Este documentário nasce da vontade de compreender o significado profundo de Braga enquanto capital da cultura – não apenas como título honorífico, mas como expressão de uma vitalidade artística e comunitária que atravessa gerações.

“Queremos explorar o que faz de Braga uma cidade única: a sua capacidade de unir o sagrado e o profano, o património e a inovação, a tradição e a experimentação. O filme procura dar voz às pessoas que constroem diariamente esta identidade – músicos, artistas, investigadores, artesãos, padres e habitantes – mostrando como a cultura se manifesta em múltiplas formas e espaços”, acrescenta o autor.

“A encomenda ao Gonçalo M. Tavares é uma contribuição do dstgroup para Braga Capital da Cultura, para procurar os arquétipos do inconsciente coletivo da cidade, a sua natureza e os seus costumes. Um documento para ficar a fazer parte do repositório de Braga para daqui a 100 anos se compreender a sua psique”, refere José Teixeira, presidente do dstgroup.

Festival Utopia: um apoio continuado à literatura e cultura contemporâneas

Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo volta a ter um destaque ativo neste Festival investindo numa programação que cruza literatura, pensamento, música e arte.

Em 2024, a aposta do dstgroup destacou-se pela leitura de obras de autores distinguidos com o Grande Prémio de Literatura dst – João Luís Barreto Guimarães, José Viale Moutinho e João Melo -, em locais inusitados da cidade: uma creche, um lar de idosos, o Hospital e o Estabelecimento Prisional de Braga.

O grupo promoveu ainda três iniciativas de acesso gratuito, sublinhando a sua missão de democratizar o acesso à cultura: uma sessão inaugural com a escritora e jornalista franco-marroquina Leïla Slimani; uma sessão da iniciativa “vivos nas livrarias” (iniciada em 2023) com Julieta Monginho e Frederico Pedreira; e um concerto de encerramento com Johnny Hooker no Theatro Circo, seguido de after-party no Oboé.

Por sua vez, em 2023, o dstgroup apresentou o “dst – vivos nas livrarias”, um projeto pioneiro e inédito em Portugal, dinamizado pela Associação Palavrão e com curadoria de Jacinto Lucas Pires, que percorreu o país durante mais de um ano, levando autores portugueses a lerem excertos das suas obras, de viva-voz, em livrarias independentes, promovendo o contacto direto entre escritores, leitores e os espaços que ainda resistem nas cidades.

Nesse ano, o grupo foi também promotor de outros dois momentos culturais marcantes no âmbito do festival: uma conferência com o filósofo e sociólogo Gilles Lipovetsky, uma das vozes mais influentes do pensamento contemporâneo, e um concerto da artista Mallu Magalhães, que culminou, como habitual, numa after-party no Oboé.

Com estas ações, o dstgroup tem vindo a consolidar o seu papel enquanto promotor de cultura, aproximando o público dos criadores e transformando Braga num ponto de encontro entre arte, literatura, música e reflexão — um verdadeiro laboratório cultural, que se constrói também através do pensamento.

Programação:

14 novembro – Sessão inaugural com Abdulrazak Gurnah – Espaço Vita, 21h00

15 novembro – Abdulrazak Gurnah e Mia Couto – Espaço Vita, 18h30

21 novembro – Gonçalo M. Tavares – Espaço Vita

Leitura e conversas sobre o livro O Fim dos Estados Unidos da América, 18h00
Estreia do documentário As almas de Braga, uma encomenda dstgroup, 21h00
22 novembro

Concerto de CATTO – Theatro Circo, 21h00
After party com Monte e Amadeu Clasen – Oboé

FESTIVAL UTOPIA 2025

O Festival Literário Utopia que decorre de 14 a 23 de novembro na cidade de Braga, com uma programação composta por conversas, espetáculos, workshops, sessões com escolas, oficinas, entrevistas, exposições, passeios literários e várias outras propostas.

Ao longo desses dias, Braga é o centro, reservatório e motor propulsor do que melhor o livro tem para dar, sendo morada de um evento com centenas de convidados que, convoca universidades, bibliotecas, livrarias e agentes culturais, contando ainda com autores de primeira linha. Este apoio ao Festival Utopia “reforça o papel do dstgroup enquanto mecenas privado do pensamento, da literatura e da criação artística em Portugal”.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica