Escola Básica do Ramalhal reconhecida como GeoEscola

Estado com Arte Magazine

A Escola Básica do Ramalhal, acolheu  ontem a cerimónia oficial de reconhecimento como GeoEscola,  uma iniciativa do Geoparque Oeste, que visa promover, junto da comunidade educativa, a valorização e conservação do património natural e cultural do território do Geoparque Oeste.

Segundo Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, “o programa GeoEscola é um exemplo claro de boa prática na divulgação e promoção dos valores educativos do território, que se destacam pela singularidade paisagística, mas também biótica e abiótica. Por outro lado este programa demonstra que o Geoparque Oeste está no caminho certo naquilo que é relação com as comunidades locais, nomeadamente o apoio educativo aos estabelecimentos de ensino do território.”

Durante o último ano letivo, alunos e professores desta escola participaram ativamente em diversas ações educativas e de sensibilização integradas no programa, explorando temas ligados à geodiversidade, à história local e à sustentabilidade, sempre com o acompanhamento da equipa técnica do Geoparque Oeste.

“O empenho demonstrado pela escola e pela comunidade educativa culminou nesta distinção, que simboliza o compromisso com a educação para o desenvolvimento sustentável e o envolvimento ativo na missão do Geoparque Oeste,” disse o responsável do Geoparque.

A cerimónia contou com a presença de representantes do Geoparque Oeste, da Direção do Agrupamento, o Presidente da Junta de Freguesia do Ramalhal, docentes e alunos. O momento alto do evento foi o içar da bandeira GeoEscola, símbolo do reconhecimento oficial, seguido da entrega de um diploma para a escola.

O Programa GeoEscola integra-se na missão do Geoparque Oeste de educar, inspirar e mobilizar as novas gerações para a conservação do território e a promoção de uma cidadania ambientalmente consciente. Através desta rede de GeoEscolas, o Geoparque reforça o seu papel como agente educativo e dinamizador do conhecimento científico e cultural da região.

Em 2025 o Geoparque Oeste irá içar a bandeira da GeoEscola abrangendo um total superior a 600 alunos.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica