1a Academia António de Almeida Santos. “Em política, como na vida, não vale tudo”

Marta Roque

A Federação do Partido Socialista da Guarda homenageou António de Almeida Santos no passado sábado, 15 de fevereiro, em Seia com a realização da 1 academia de formação do histórico socialista.

A primeira edição da Academia António de Almeida Santos, teve como foco a formação interna na administração local e das autarquias.

“Boas práticas autárquicas”, ” Orçamento municipal e ODS, uma realidade?”, “O poder da comunicação nas eleições autárquicas”, “Conflitos de interesse – autárquicas locais e estatuto funcional e remuneratório dos Autarcas”, foram alguns temas escolhidos para a 1a Academia António de Almeida Santos. em que participaram mais de uma centena de militantes e simpatizantes do Partido Socialista.

Segundo a organização um dos objetivos desta Academia “é formar os militantes e simpatizantes nas principais áreas da governação local, desde a componente jurídica, passando pela comunicação, pelos orçamentos municipais, até às boas práticas autárquicas.”

Luciano Ribeiro, Presidente do município de Seia, e o presidente da Federação, Alexandre Lote deram início à jornada de trabalhos, seguiram-se quatro painéis de discussão, com a participação do Presidente da Câmara de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, a vereadora da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Maria José Lopes, Bruno Costa, Chefe de Gabinete da C.M. de Fornos de Algodres e José Amaral Veiga, Presidente da Assembleia da Inter Municipal Beiras e Serra da Estrela. Os convidados foram moderados por Daniel Joana, Alexandre Gonçalves, Cláudio Rebelo e João Jorge Lourenço, avança o Jornal ABeira.pt

Rui Vieira, ex-deputado e Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, António Almeida Santos, filho e representante da família Almeida Santos, Ana Mendes Godinho, deputada pelo círculo da Guarda do PS, Pedro Vaz, Secretário Nacional para a organização do PS, foram oradores da I Academia  António de Almeida Santos.

Ao Estado com Arte Magazine a filha Maria Antónia Almeida Santos descreveu a iniciativa dedicada ao pai “na bonita cidade de Seia, onde viveram e por onde passaram tantos parentes, foi muito especial para a nossa família”. A socialista adianta que “lembrar o nosso querido pai, que completaria 99 anos, numa terra que lhe era tão querida, no aconchego de amigos e camaradas, foi lembrar um tempo feliz, que apesar de ser passado está sempre presente, um tempo em que o futuro ainda parecia certo” acrescenta que “era um tempo em que os adversários se respeitavam, porque em política, como na vida, não vale tudo.”

Maria Antónia Almeida Santos diz que lembrar o seu pai nesta data em que faria 99 anos em Seia “foi lembrar um tempo feliz, que apesar de ser passado está sempre presente, um tempo em que o futuro ainda parecia certo.”

Recorda o pai António Almeida Santos que “foi visionário, capaz de antecipar o futuro, a caminho de uma nova ordem mundial. Os seus camaradas da Guarda prestaram-lhe uma bonita homenagem, nesta que foi a primeira iniciativa desta jovem Academia. Cabe-nos a todos, com a verdade e autenticidade de que falaram os camaradas de Almeida e de Paredes de Coura, garantir esse futuro.

Maria Antónia Almeida Santos diz que “a academia nasceu como um espaço de liberdade e aprendizagem para jovens e menos jovens, para construir um mundo mais justo e solidário e pode ser um espaço para fomentar o debate de ideias. Que tenha uma longa vida cheia de brilho e ensinamentos para todos os que queiram participar.”

A primeira edição da Academia António de Almeida Santos decorreu, durante a manhã, no Salão das Magnólias da Casa Municipal da Cultura de Seia. A iniciativa contou ainda com um almoço geral de militantes e simpatizantes, no Restaurante Manjar da Serra, em Pinhanços, e uma homenagem junto do jazigo de Almeida Santos, no cemitério de Vide, em Seia.

A Federação do PS Guarda tenciona continuar com a formação “não só pela discussão e informação política, mas também pelo reconhecimento do advogado, político e grande humanista que foi Almeida Santos”.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica