MAGAZINE

Fim-de-Semana Literário em Cabrela de 14 a 15 de dezembro

Marta Roque

Dois dias onde a literatura e o convívio cultural serão as máximas, um evento único em Cabrela.
Em Cabrela os autores Miguel M. Tavares, Álvaro Santos Pereira, Cláudia Lucas Chéu e José Gardeazabal, Rui Couceiro e Alberto Manguel conversam sobre livros. O jantar poético reúne escritores com o público numa noite de partilhas literárias, sábado, 14 de dezembro.

Em Cabrela, dia 14 de dezembro, a Associação Lar Doce Ler, a Casa das Letras Bed&Books, a Junta de Freguesia de Cabrela e a ARPICLA, organizam um momento com o escritor Gonçalo M. Tavares que será seguido de leitura de excertos da obra do autor e sessão de autógrafos, entre as 14.30H e as 17.30H. Uma parceria com o Festival LiterÁREA – Festival de Turismo Literário Alentejo e Ribatejo.
Nesta oficina, orientada pelo autor, os participantes serão desafiados a mergulhar no vasto mundo da criatividade e da imaginação através de exemplos de escrita que exploram como o erro e o acaso, por exemplo, podem influenciar a forma como nos expressamos.
A oficina decorrerá no salão da ARPiCLA (Associação dos Reformados e Pensionistas de Cabrela).

Às 20h, o Pátio das Letras, será o cenário de uma noite memorável: o Jantar Poético, parte integrante do aguardado Fim-de-Semana Literário.
No encontro os escritores Cláudia Lucas Chéu e José Gardeazabal vai acontecer o mergulho em dois livros: “Penélope está de partida”, de Cláudia Lucas Chéu, e “Confissão,” de José Gardeazabal.
Durante o jantar e entre os pratos servidos pelo Chef da Casa de Letras, haverá a oportunidade de “refletir sobre as conexões profundas entre a poesia e a vida, o processo criativo e o prazer sensorial. Assim como a literatura, a gastronomia também é uma arte que requer paciência, dedicação e uma dose generosa de sensibilidade. Ambas têm o poder de alimentar, inspirar e transformar. E quando partilhadas, tornam-se experiências únicas e inesquecíveis. Um encontro onde a cultura ganha sabor e as palavras são saboreadas como um verdadeiro banquete para a alma”, adianta a organização.

ÁLVARO SANTOS PEREIRA E ANA DANIELA SOARES NUMA CONVERSA LITERÁRIA

No dia 15 de dezembro, pelas 16h30, no Pátio das Letras em Cabrela, a oportunidade de assistir a uma conversa especial com Álvaro Santos Pereira, economista e ex-governante, e Ana Daniela Soares.

Está prevista para a tarde de domingo a Conversa Literária: Rui Couceiro e Alberto Manguel (15H) e a apresentação do site “Livros Abertos” ( 17H30), da Associação Lar Doce Ler.

O Fim-de-semana Literário decorre em paralelo com a Primeira edição do LiterÁREA – Festival de Turismo Literário  que acontece entre 13 e 15 de dezembro, o Alentejo e o Ribatejo acolhem a primeira edição do LiterÁREA – Festival de Turismo Literário.

A iniciativa pretende proporcionar uma experiência única de contacto com o património literário das duas regiões, num convite ao público a descobrir paisagens e histórias que marcaram gerações.

Com uma programação diversificada, o LiterÁREA oferece uma experiência integrada de turismo e cultura, convidando os visitantes a explorar os locais que inspiraram grandes escritores como José Saramago, Florbela Espanca e Eça de Queirós.

Para esta edição, foram criados 21 roteiros literários, permitindo aos participantes percorrer as terras onde viveram e trabalharam alguns dos mais importantes nomes da literatura portuguesa.
A iniciativa é realizada em colaboração com municípios, juntas de freguesia, associações culturais e diversas instituições ligadas à cultura e ao turismo, garantindo uma experiência rica e autêntica e uma oportunidade única de valorizar o património literário e de promover o turismo cultural no Alentejo e Ribatejo.

A programação inclui não só roteiros literários, como também conversas com escritores, apresentações de livros, workshops, exposições, cinema, entre outras atividades culturais.
O LiterÁREA é uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que conta com o apoio do Turismo de Portugal e de outras entidades públicas e privadas.

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica