O Podcast ” Mulheres reais” foi conhecer o trabalho autárquico de Margarida Reis. A vereadora da Cultura no município de Óbidos (PSD) , está no seu 2º mandato autárquico.
A autarca social-democrata prepara o Festival Latitudes – Literatura e Viajantes que terá lugar de 13 a 16 de fevereiro, em Óbidos, com a curadoria do escritor José Luís Peixoto.
Pela 1a vez o Festival Latitudes vai decorrer em fevereiro, devido a vários eventos muito seguidos: Festival do Chocolate em março, e a Semana Santa em abril.
Ao Podcast “Mulheres reais” Margarida Reis diz que é “muito difícil conciliar o trabalho com a família, mas “com a dose certa vai-se fazendo a conciliação família e trabalho”. O município de Óbidos é “tão dinâmico” que a autarca tem sempre “a vida muito preenchida e intensa”.
Confessa que “a vida privada tem de estar alinhada com esta forma de estar.” O “grande pilar é o marido”, é isso que permite a Margarida Reis a permanência “numa vida em que não há horas”, conta que com “esforço e alguma concentração é possível desempenhar bem o trabalho autárquico”, sublinha a vereadora.
Margarida Reis tem dois filhos já adultos com quem mantem contacto diário. Se fossem mais novos teria de ter maior presença na educação dos filhos, assume que agora tem mais liberdade de tempo para a vida política.
No seu 1º mandato na autarquia de Óbidos criou o programa “Óbidos Mais Ativo” uma iniciativa da Câmara Municipal de Óbidos que tem como objetivo principal incentivar os habitantes a praticarem atividades físicas e desportivas de forma regular.
“A intenção é melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade, promovendo estilos de vida mais ativos e saudáveis,” diz a vereadora.
Através de uma diversidade de atividades e do envolvimento da comunidade, este programa pretende tornar Óbidos uma referência em bem-estar e qualidade de vida.
O Festival Latitudes – Literatura e Viajantes a decorrer a partir de dia 13 de fevereiro é um ponto de encontro de encontro de nomes sonantes da literatura de viagens e a comunidade, são “4 dias em que podemos viajar pelo mundo através da literatura”.
Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, terra, céu e mar, são algumas das propostas para os quatro dias de evento, que se prepara para percorrer vários locais e freguesias do concelho.