A “Casa Cordovil” é hoje alojamento local na cidade histórica de Évora. Localizada no centro histórico da cidade alentejana foi ininterruptamente usada como casa de habitação por várias gerações da família Cordovil, os Morgados de Brito, desde 1735, até aos dias de hoje.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1922. A Casa quinhentista é um bom exemplo da arquitetura civil da época manuelina de influência mourisca, tão característica da cidade de Évora.
O singular edifício conhecido como “Casa Cordovil” localiza-se no Largo da Porta de Moura, centro histórico de Évora, na área exterior ao perímetro das muralhas alto-medievais, mas no interior das muralhas chamadas de “cerca nova”.
O mirante manuelino – mudéjar em forma de torre coroada por ameias e aberto em três faces, duas delas com duplo arco em ferradura, construído com granito e mármore da região, tornam esta Casa quinhentista um bom exemplo da arquitetura civil da época manuelina de influência mourisca, tão característica da cidade de Évora.
Classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1922 está tal como a Fonte / Chafariz, conhecida como Fonte da Porta de Moura.

A “Casa Cordovil” destina-se a alojamento local, dispõe de dois quartos: um com cama de casal, o “Quarto Alentejo” e o outro com duas camas duplas, o “Quarto do Artista”. Tanto o Quarto Alentejo como o Quarto do Artista têm casa de banho, ar condicionado e televisão.
A sala de estar tem dois sofás cama pelo que a Casa pode acomodar até seis pessoas. Para além da sala de estar e sala de jantar, a Casa Cordovil é composta de três espaços exteriores, com zona de refeições, duche e espreguiçadeiras onde poderá descansar.
A cozinha está totalmente equipada com os pequenos eletrodomésticos habituais, máquina de lavar loiça, lavar a roupa e ainda secadora de roupa. Toda a casa dispõe de wifi.

A casa situa-se no primeiro andar ao qual se acede por escadas exteriores de granito alentejano e todo o primeiro andar, incluindo o Mirante, são exclusivos dos nossos hóspedes.
O acesso à Casa faz-se por escadas exteriores em granito alentejano, e no piso inferior existe uma agradável esplanada onde poderá tomar o pequeno-almoço ou pedir uma cerveja artesanal para beber no terraço.
No Largo, mesmo frente à Casa temos a esplanada do “Canto Alentejano” onde poderá tomar o seu pequeno-almoço ou pedir uma bebida para tomar num dos nossos terraços.
Habitação de várias gerações da família Cordovil
A Casa Cordovil foi ininterruptamente usada como casa de habitação por várias gerações da família Cordovil, Morgados de Brito, desde 1735, até aos dias de hoje.
Em 1553 foi concedida a Carta de Brasão de Armas a Afonso Cordovil, cavaleiro da Casa Real. Podemos encontrar entre as quatro janelas graníticas do primeiro andar da frontaria a pedra de armas em calcário branco, colocada já mais recentemente, talvez no período filipino.
Recentemente a Casa Cordovil foi objeto de grande reabilitação mantendo a traça e originalidade que a tornam única e dotando-a de todos os elementos de conforto necessários para a sua utilização como Alojamento Local.