Pedro Nuno Santos recupera e é o mais mediático nas redes sociais

Estado com Arte Magazine

O final da segunda semana de debates  revela alterações na liderança do candidato mais mediático nas redes sociais, segundo o Barómetro Cision/Brandwatch.

Pedro Nuno Santos (PS) recupera e ultrapassa Luís Montenegro (AD) e André Ventura (CH) e é agora o candidato mais mediático nas redes sociais, obtendo 22% das menções, o líder do Chega é segundo com 19% e o atual Primeiro-Ministro fecha o pódio com 18%.

No que diz respeito aos temas, o top 3 da tabela continua sem alterações, com a Habitação a gerar 36% das menções, seguida da Imigração com 29% e da Saúde com 19%, revelando a contínua preocupação dos portugueses com o habitual problema das rendas elevadas.

Debates: Quarta e quinta

O primeiro debate de quarta-feira de Páscoa opôs a Aliança Democrática e o Bloco de Esquerda, os dois partidos apresentaram neste debate as suas segundas linhas, Nuno Melo (AD) e Joana Mortágua (BE). Joana Mortágua foi alvo de um assalto à sua viatura e este tema provocou uma onda de reações, misturando o humor e o comentário político. Tendo muitos internautas aproveitado o incidente para criticar a segurança nas zonas urbanas e a eficácia da atual liderança política. A irmã gémea da líder do BE obteve o maior número de menções, 59%, sendo o tema da segurança o mais mencionado com 36%.

No outro debate, da passada quarta-feira, colocou frente a frente André Ventura (CH) e Paulo Raimundo (PCP). Os internautas destacaram a estratégias dos candidatos, elogiando a postura calma de Paulo Raimundo contrastando com a postura de Ventura, que os usuários das redes sociais criticam e consideram ser uma retórica provocadora. O líder do Chega foi o mais mencionado com 51% e o tema Imigração com 54% aquele que mais conversa gerou nas redes sociais.

O último dia de debates, antes da Páscoa, começou com um debate à esquerda entre Pedro Nuno Santos (PS) e Rui Tavares (Livre). Neste debate, os internautas, nas redes sociais, sublinharam a abordagem, do líder do PS, na necessidade de um voto estratégico para derrubar a direita. Pedro Nunos Santos foi o mais referido com 84%, com o tema da Habitação a ser o mais focado com 51%.

No segundo debate do dia, estiveram em confronto André Ventura (CH) e Rui Rocha (IL). As redes sociais voltaram a salientar a abordagem populista de Ventura, no entanto, destacaram a resposta critica de Rui Rocha a essa abordagem, evidenciando a possível falência do país.

André Ventura obteve o maior número de menções (59%), sendo a Imigração o tema mais destacado com 52%.

O debate que gerou mais menções nas redes sociais continua a ser o que opôs André Ventura (CH) e Rui Tavares (Livre), com 12% e os que geraram menos o que colocou frente a frente BE/Pan e IL/Livre apenas com 1%.

Barómetro Cision/Brandwatch, introduziu um novo dado onde analisa também as redes sociais dos partidos, nomeadamente Facebook, Instagram e X. O PCP é o partido que mais utiliza as redes. Desde o dia 7, data de início dos debates o PCP fez 286 posts, o Partido Social Democrata aquele que menos utiliza com apenas 38 posts. No que diz respeito ao engagement, interação e envolvimento dos usuários com os conteúdos, o Chega é o partido que obtém o valor mais elevado conseguindo 43% das interações.

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