A semana começa com palavras e música, nos dias 4 e 5 de novembro, o São Luiz escuta a voz de Rita Blanco, acompanhada ao piano por Nuno Vieira de Almeida, em A Balada de Amor e Morte do Porta-estandarte Christoph Rilke, de Viktor Ullmann.
Este melodrama, baseado no poema em prosa de Rainer Maria Rilke, é um verdadeiro testamento musical do compositor, revelando a profunda união entre a poesia de Rilke e a força expressiva da música de Ullmann.
Nos dias 8 e 9 de novembro, Nuno Vieira de Almeida regressa com duas conferências dedicadas a Pierre Boulez, assinalando o centenário do nascimento do compositor. Figura incontornável e provocadora da música contemporânea, Boulez transformou o panorama musical do seu tempo — e é sobre essa dimensão que Nuno Vieira de Almeida refletirá, com a cumplicidade de José Pedro Ribeiro ao piano, que interpretará algumas das 12 Notations para piano, compostas em 1945.
Entre conferências e concertos, a magia também sobe ao palco. Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, Siegfried & Joy, os carismáticos mágicos de Berlim, trazem a Lisboa um espetáculo cheio de energia, humor e ilusão. Com truques surpreendentes, histórias improváveis e uma boa dose de espetáculo, transportam um pouco da atmosfera de Las Vegas para o São Luiz.
E porque nem todas as segundas-feiras são iguais, o dia 10 de novembro promete ser especial. Integrado no ciclo de programação Vale Perdido, o São Luiz recebe Bonnie Prince Billy, que regressa a Lisboa — à mesma sala onde, em 2014, protagonizou um concerto memorável. Três décadas após as suas primeiras aparições discográficas, o músico apresenta agora o seu mais recente álbum, The Purple Bird.
A Balada de Amor e Morte do Porta-Estandarte Christoph Rilke, de Rainer Maria Rilke / Viktor Ullmann com Nuno Vieira de Almeida e Rita Blanco, a 4 e 5 novembro
Siegfried & Joy trazem Las Vegas em Lisboa de 6 a 8 novembro
Mais informações em https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/las-vegas-in-lisboa/


