O dstgroup anunciou hoje o lançamento da XXXI edição do Grande Prémio de Literatura dst, dedicada a obras de poesia, publicadas em 2024 e 2025. O valor do prémio mantém-se nos 15 mil euros e as candidaturas dos Escritores decorrem de 6 de fevereiro a 6 de março.
O Grande Prémio de Literatura dst tem registado, ano após ano, recordes de participação e continua a afirmar-se como um dos mais importantes prémios nacionais na área da literatura, promovido por um grupo privado. Já distinguiu 28 obras de escritores portugueses e atribuiu mais de €300K, num total de mais de 2000 obras a concurso.
“Não desistimos da poesia nem da literatura para influenciar quem está ao nosso lado, para a importância da liberdade. A literatura e a poesia são meio caminho feito para se ser livre responsável. E para fazer boas escolhas. A ignorância é um breu. Sem conhecimento, sem a possibilidade de ver o que não está à vista e de ouvir o que não é dito, todos os dias são escuros e pouco seguros”, destaca José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup.
Ao longo das suas edições, o Grande Prémio de Literatura dst afirmou-se como um espaço de reconhecimento da criação literária nacional, consolidado um percurso marcado pela diversidade de vozes, géneros e gerações. Entre os autores premiados encontram-se nomes incontornáveis da literatura portuguesa contemporânea, como Manuel Alegre, Luísa Costa Gomes, Armando Silva Carvalho, Jacinto Lucas Pires, A. M. Pires Cabral, Sebastião Alba, Vergílio Alberto Vieira, Fernando Guimarães e Lídia Jorge, atual membro do júri. Luísa Costa Gomes venceu a última edição com a obra “Visitar Amigos e outros contos”.
O júri, constituído por José Manuel Mendes, na condição de presidente, Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa será responsável pela escolha da obra vencedora, cujo prémio será entregue, como habitual, no Theatro Circo, em Braga, em data a anunciar.
De recordar que o dstgroup alargou, em 2019, o alcance desta iniciativa ao contexto internacional, com a criação do Prémio de Literatura dstangola/Camões, em parceria com o Instituto Camões. Esta distinção, dedicada à poesia e à prosa de autores angolanos, já homenageou escritores como Zetho Cunha Gonçalves, Pepetela, Benjamim M’Bakassy, Boaventura Cardoso, João Melo e Jorge Arrimar.
Mais do que um prémio literário, o Grande Prémio de Literatura dst assume-se como um contributo duradouro para a valorização da cultura, da língua portuguesa e dos autores que, através da escrita, ajudam a pensar o mundo contemporâneo.
O regulamento pode ser consultado em: https://gpliteratura.dstgroup.pt.


