Elza Pais é candidata de novo às Mulheres Socialistas

Marta Roque

A apresentação da moção das Mulheres Socialistas– Igualdade e Direitos (MS-ID) “O Futuro é igualdade”, que apresenta novamente Elza Pais como candidata às Mulheres Socialistas, decorreu na 4ª feira no Largo do Rato.

É uma tradição socialista: cada vez que há uma eleição de secretário-geral do PS as Mulheres Socialistas também vão a votos.

“Há um antes e um depois de Elza Pais e é de elementar justiça reconhecê-la”, diz Edite Estrela, mandatária nacional,  na apresentação da moção O Futuro é igualdade” das MS-ID. Ivan Gonçalves é o Mandatário.

As próximas eleições “ocorrem num momento crucial da nossa vida em democracia, dado que estamos à beira do início das comemorações do 50º aniversário do PS e do 50º aniversário da nossa terna Democracia”, no comunicado a que o Estado com Arte Magazine teve acesso.

Elza Pais tem-se dedicado à causa do feminismo na politica, tem “alavancado os progressos de igualdade quer na vida interna do partido, quer na implementação da nova legislação”, segundo Alexandra Tavares de Moura, secretária nacional das MS-ID.

Desde a revisão estatutária de 2018 que as MS-ID são uma estrutura autónoma no Partido Socialista, o que tem permitido “o empoderamento, a maior mobilização e participação ativa” das mulheres socialistas em todo o território nacional, desde este momento passaram a “dispor de outras condições para melhor desenvolverem a ação política e afirmarem os princípios de Igualdade que o PS desde sempre defendeu”, defende a moção.

A moção defende a alteração da Lei da Paridade para alternância de género nos dois primeiros lugares das listas para as concelhias,  apresenta a transposição da Diretiva Europeia do equilíbrio de género nas empresas cotadas em Bolsa e do sector empresarial do Estado para limiares de 33% nos lugares executivos e 40% nos lugares não executivos.

Têm à cabeça das prioridades promover a diversidade através do reforço da participação ativa das mulheres com deficiência em processos de tomada de decisão, no âmbito da Estratégia Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030, em fóruns, conselhos comunitários e órgãos consultivos nacionais e locais.

Consideram ainda promover a diversidade através da participação de pessoas de várias raças, em processos de liderança.

Novas propostas na Economia do Cuidado

As MS-ID apresentam novas propostas na Economia do Cuidado com a possibilidade de adotar a licença de parentalidade 50/50 (salvaguardado o período de recuperação da mulher), a criação de creches noturnas e creches para missões especiais das Forças Armadas, bem como o reconhecimento do valor do trabalho doméstico não pago, através do cálculo do seu valor no âmbito do PIB nacional, contabilizando o trabalho não pago como fator de riqueza.

A moção  das socialistas “O Futuro é igualdade” foi entregue às 3 candidaturas do PS José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião para terem em conta no próximo programa de governo.

As MS-ID são uma estrutura do Partido Socialista que tem como objetivo promover uma “efetiva igualdade de direitos entre mulheres e homens, a participação paritária em todos os domínios da vida política, económica, cultural e social, bem como contribuir para a definição ideológica e programática das políticas na frente parlamentar, nas estruturas partidárias, no apoio à ação governativa e na intervenção junto da sociedade civil”, dizem no comunicado.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica