A Nazaré foi a cidade escolhida para a 9a Academia de Formação Política das Mulheres Social-Democratas, de dois dias, na terra das ondas gigantes. Lina Lopes, Presidente da Academia das MSD, reuniu dezenas de mulheres de todo o país, numa ação de formação em que também participaram homens.
As MSD responderam à chamada para a 9a Academia de Formação Política, nos dias 27 e 28 de setembro na Nazaré. “As tradições, quanto a participação da mulher na sociedade, têm vindo a mudar”, explica Lina Lopes no seu discurso inaugural no jantar das MSD sobre a evolução da mulher na política.
“No século passado as mulheres da Nazaré não podiam pisar as areias da praia em lazer, se os maridos estivessem fora. Hoje a areia da praia é pisada por muitos incluindo os turistas. As academias de formação política para mulheres social-democratas tem vindo a contribuir de forma inovadora para melhorar a compreensão do fenómeno político e estimular a participação de mulheres na vida política,” diz a social-democrata responsável do evento.
As destinatárias são mulheres que pretendem potenciar a sua capacidade de intervenção e participar de forma mais activa, económica e social no país. Lina Lopes conta com o apoio de mulheres de todo o país das MSD: Lisboa, Alenquer, Póvoa de Varzim, Porto, Famalicão, Batalha, Marinha Grande, Vila Franca de Xira e Setúbal.
“Sinto-me honrada por me encontrar junto ao mar no distrito de Leiria”, confessa Lina Lopes. Destaca Olga Silvestre que a acompanha desde 1a Academia das MSD que teve lugar na Costa da Caparica de 2018. Diz de Fátima Duarte, vereadora da CM Nazaré que é “uma grande mulher e aguerrida, uma boa gestora e futura presidente de câmara.”
Apesar de ter tido sempre muita gente contra dentro do partido, Lina Lopes diz que “eu não desisto, nunca.” Afirma que tem sido um “caminho longo cheio de peripécias”, cita Fernando Pessoa “Deus quer, a mulher sonha e a obra nasce. ”A existir alguma intervenção divina é sempre benvinda”.
Metade da população global são mulheres 51%, e 52% em Portugal, mas nas posições cimeiras os homens ainda predominam, o chamado “teto de vidro, que nunca mais se quebra”. “É só olhar para a AR, apesar de tudo existem 3 líderes parlamentares mulheres.” O PSD nunca teve uma líder parlamentar, apenas uma presidente do partido, Manuela Ferreira Leite. A única Presidente da AR foi Assunção Esteves. Foi a primeira mulher a desempenhar o cargo de Presidente da Assembleia da República Portuguesa, entre 2011 e 2015, tendo sido anteriormente deputada do Parlamento Europeu e deputada da Assembleia da República, eleita pelo PSD.
![](https://estadocomarte.pt/site/wp-content/uploads/2024/09/salaomulheres-300x135.jpg)
Lina Lopes questiona: “Porque não conseguimos ter líderes parlamentares? As mulheres são menos do que nós era a resposta. Assim estamos sempre em minoria.” As mulheres aparecem na primeira linha do desemprego e desigualdade salarial, com 20%. E continua: “A igualdade entre mulheres e homens é imperativo social em si mesmo, um pré-requisito para uma sociedade mais moderna e equilibrada, pelo respeito da dignidade humana.”
Alerta para a situação da mulher a nível internacional: no Irão “uma mulher não pode abrir a boca, mas atenção que em Bruxelas há algo de estranho as mulheres não aparecem como porta-vozes.” Mas são elas as primeiras a procurar soluções para os seus países.
Aponta críticas ao “mau socialismo” de Olaf Sholz, chanceler alemão, depois de anos de governação de Angela Merkle, a Alemanha encontra-se com défice financeiro.
Em Portugal houve três troikas, acusa os socialistas de serem responsáveis por estes resgates económicos internacionais. A troika, composta pelo FMI, BCE e Comissão Europeia, foi um pedido de empréstimo no valor de 78 mil milhões de euros ao Estado Português.
Hoje em dia os partidos andam desacreditados, segundo Lina Lopes. Vai mais longe nas críticas: “os partidos não podem ser um grupo de amigos, o PSD tem tido esse problema. Temos de nos unir, social-democrata, centro e temos de fazer algo pelo nosso país. Tenho medo de oferecer tudo. Questiono-me o que vai acontecer com a Wolkswagen.”
“Só dar dinheiro não chega”, frisa. “Precisamos perceber o que vai acontecer. São precisas empresas para as pessoas poderem trabalhar e não apenas supermercados.”
Olga Silvestre, coordenadora das MSD do Distrito de Leiria, evidenciou a importância das matriarcas na construção de uma sociedade melhor. O jantar contou com animação musical o que deu o verdadeiro tom para uma academia descontraída para enfrentar os tempos políticos exigentes de 2024.
Inspiração na terra das ondas gigantes para maior participação de mulheres na política
No segundo dia do encontro decorreu um debate sobre a participação das mulheres na vida política com a intervenção de Regina Piedade Ramos do PS e presidente dos serviços municipalizados, e Fátima Duarte vereadora do PSD na Câmara da Nazaré nos Paços do Concelho da Nazaré, Lina Lopes, Presidente da Academia MSD e Olga Silvestre, Coordenadora da Distrital das MSD de Leiria. Uma caminhada pelas ruas da cidade das ondas gigantes foi um dos momentos de lazer do encontro, a comitiva das MSD seguiu em direção ao elevador que leva os turistas sítio da Nazaré onde se encontra o santuário de Nossa Senhora da Nazaré, uma vista esplendorosa ergue-se à medida que o comboio/ elétrico sobe pelo morro da Nazaré.
![](https://estadocomarte.pt/site/wp-content/uploads/2024/10/olga-silvestre-300x135.jpg)
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, também referido como Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, fica no Sítio da Nazaré. No seu interior, guarda-se a Sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira, trazida de Mérida para este Sítio, no ano de 711. A construção do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré remonta ao século XIV, aquando da vinda do Rei Dom Fernando em peregrinação à Senhora da Nazaré. A academia continua o segundo dia de formação com a visita a Confraria da Nossa Senhora da Nazaré com a orientação do responsável da instituição mariana, que reúne no seu espólio, na praça principal o santuário da Nossa Senhora da Nazaré, o primeiro no mundo.
Nuno Batalha, responsável pela Confraria Nossa Senhora da Nazaré recebe o grupo onde deu conta do trabalho social desenvolvido por esta instituição, Uma abordagem aos apoios sociais e culturais na Nazaré. O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos ou famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
![](https://estadocomarte.pt/site/wp-content/uploads/2024/10/nuno-batalha-300x135.jpg)
A instituição da Confraria Nossa Senhora da Nazaré reúne ainda as seguintes valências sociais: Jardim de infância, Centro Hospitalar, Lar, Centro comunitário e Centro de acolhimento. O almoço de encerramento contou com a palestra de Lurdes Neves, Professora Universitária, com o tema “ Gestão do Stress e inteligência emocional” e João Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki que abordou a temática “ Um caminho para a felicidade”.
A 9a Academia contou ainda a participação especial de Linda Pereira, Professora universitária em Comunicação Estratégica e Comentadora da CNN que participou em vídeo sobre a temática “Mulheres que movem montanhas, mas sussurram: O desafio e o impacto da comunicação.” A luso-britânica, é Global Chair para a Comunicação do G100 leadership summit, da ONU, é responsável por 100 líderes em 100 países na área da Comunicação. Disse às MSD que o desafio para as mulheres ainda está por fazer: “o objetivo é incentivar as minhas líderes destes países a promover a voz e o impacto das mulheres na economia. ”A 9a Academia de formação política tem o apoio da Fundação Konrad Auer Adenauer Stiftung.
As participantes da 9a Academia das MSD vieram de Lisboa, Alenquer, Póvoa de Varzim, Porto, Famalicão, Batalha, Marinha Grande, Vila Franca de Xira e Setúbal. A primeira Academia de formação Política das MSD começou em 2018 na Costa da Caparica, tem percorrido o país: Lisboa (por vários anos),Serra da Estrela (2019), Espinho (2019), Açores (2021), Vila Nova de Gaia (2022) e Nazaré (2024).