MAGAZINE

Grupo de apoio da Liga contra o Cancro nas Caldas da Rainha adere ao peditório nacional

Marta Roque

O Grupo de apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro nas Caldas da Rainha realiza peditório nacional de 31 de outubro a 3 de novembro. Os voluntários vão estar em vários locais da cidade: em supermercados, nas igrejas, e espaços comerciais. Novembro azul é a campanha deste mês para a prevenção do cancro da próstata.

Os voluntários da Liga contra o Cancro estrearam recentemente um gabinete no centro da cidade das Caldas, que disponibiliza várias salas para dar apoio jurídico, social, económico, psicológico, e outras terapias a  doentes oncológicos carenciados.

Álvaro Coelho, responsável do grupo, quando soube que ia inaugurar o grupo de apoio nas Caldas “quis logo candidatar-se”. Faz voluntariado hospitalar no IPO há 6 anos. Juntamente com Teresa Marques, trabalha na coordenação do grupo da Liga nas Caldas. “Há um ano um grupo de voluntários reuniu-se com a Liga para abrir um grupo de apoio nas caldas. Na mesma altura a ala de apoio ao cancro da mama no hospital fechou, que dava assistência muitas mulheres na zona oeste,” conta a voluntária Teresa Marques. Por essa razão o grupo vem colmatar o apoio a doentes de cancro mais carenciados.

Quanto às necessidades dos doentes oncológicos na região Oeste o grupo de apoio da Liga ainda não tem a perceção real, uma vez que ainda não conseguiram reunir informação junto das entidades de saúde publicas na região, “ainda não têm informação ao minuto”, explica a voluntária da Liga.

No mês de outubro fizeram uma caminhada pela campanha de outubro rosa para sensibilizar para a prevenção do cancro da mama.

Novembro azul é a campanha do mês do cancro da próstata, Álvaro Coelho diz que está prevista uma palestra com a Universidade Sénior de sensibilização do cancro da pele e da próstata.

Querem aumentar o trabalho do grupo de apoio  em Óbidos, Bombarral e Cadaval, para além do voluntariado comunitário querem fazer voluntariado no Hospital para servir leite, bolachas, café, e serviço de guia dentro do centro Hospitalar do Oeste. “O que requer uma negociação que não é fácil, mas vamos tentar que aconteça,” afirma Álvaro Coelho.

O grupo de apoio a doentes oncológicos conta com a ajuda da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que cedeu o espaço para as várias iniciativas dos voluntários da Liga na cidade das Termas.

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica