A artista plástica Patrícia Reis vai participar no Encontro com a Arte, uma exposição colectiva “Pop up de Accdr”, com inauguração dia 30 de novembro, com a participação de oito artistas plásticos, na galeria bohio_creative, nas Caldas da Rainha.
A artista desenvolve o seu trabalho plástico no seu atelier no Hub Criativo Ceres Caldas da Rainha, gosta dos “detalhes da arte” na pintura, é assim que Patrícia Reis define muitos dos seus trabalhos artísticos, pequenas histórias dentro de uma história. Utiliza o óleo para as suas pinturas que representam texturas de vários contextos naturais.
Com formação em Cerâmica pela escola Artística António Arroio, Lisboa, e formação em Restauro e Conservação do Património Português, é nas artes plásticas que Patrícia Reis desenvolve todo o seu processo criativo.
A artista vai participar na exposição colectiva “Pop up de Accdr”, com inauguração dia 30 de novembro, a mostra vai estar patente ao público até dia 21 de dezembro.
É através da expressão plástica, nomeadamente na pintura, matéria que desenvolve desde muito cedo, “numa linha do tempo entre passado, presente e futuro um trabalho artístico/interventivo quebrando padrões artísticos, sociais, políticos e religiosos em variadíssimas abordagens e linguagens criando narrativas inusitadas/incomuns/impactantes em atmosferas abstractas líricas e expressionistas.”
Numa clara ligação a pintores como Vieira da Silva e Cargaleiro, as obras de Patrícia Reis transpiram a simbiose plástica da cerâmica e pintura.
Apaixonada pela vida, pelo ser humano, pela natureza, pela espiritualidade, pelas artes e pela liberdade de expressão, são as suas fontes de grande inspiração. Acredita que “a Arte é a mais bela forma de Liberdade de Expressão e Manifestação.”
Patrícia Reis fez Restauro e Conservação do Património Nacional durante sete anos na K4 lda. Actualmente é membro do projecto da Casa Museu Silvestre Raposo que tem como missão/propósito elevar a Cultura, as Artes e seus Autores nacionais e internacionais.
A ilustração de contos infantis também faz parte do seu curriculum, nomeadamente para o Jornal local de Alferrarede entre 1994 a 1996, tem também realizado exposições coletivas e individuais de Pintura até ao momento atual.
Exposições
– 2019 em Barcelona na Galeria Crisolart com cinco pinturas abstractas e no mesmo ano no Worldart Dubai com quatro pinturas abstractas;
-2022 exposição individual em Pampilhosa da Serra com três séries Abstratas, no total de 30 obras.
-2022, exposição coletiva na Casa Museu Silvestre Raposo Alentejo.
-Outubro de 2022, I Gala de Prémios São Bento às Artes com duas Obras.
-Em 2023 exposição colectiva no Anfiteatro de Rio Maior com 6 obras.
-Abril de 2023 Casa Museu Silvestre Raposo participa em exposição coletiva com duas obras.
-Maio de 2023 exposição individual A Poética no Abstrato com 14 obras na Biblioteca Municipal de Rio Maior.
-Outubro 2023 II Gala de Prémios São Bento às Artes com Menção Honrosa de Pintura com a Obra Raízes 02 2023.
-Dezembro 2023, II exposição colectiva de Sócios, Casa Museu Silvestre Raposo.
-Abril 2024 exposição colectiva 50 anos de 25 de Abril com Direção da Galeria Casa Museu Silvestre Raposo e participação num painel comemorativo 50 anos de 25 de Abril.
-Junho 2024 exposição individual, NARRATIVAS, Galeria Casa Museu Silvestre Raposo. Participou ainda numa coletiva e uma individual em Outubro passado no Espaço Leonel Miranda, com o apoio da junta de freguesia Santo Onofre.
O trabalho da artista plástica pode ser consultado em https://www.facebook.com/PatriciaReisPintura e https://www.instagram.com/patricia.reis.pintura/