MAGAZINE

Apple Inc. é a marca mais valiosa do mundo em 2024

Estado com Arte Magazine

As maiores marcas do mundo em 2024

A Apple Inc. é atualmente a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 516,58 bilhões U.S. dólares, segundo o relatório anual da Brand Finance sobre as 500 principais marcas globais.

A empresa informática americana superou a líder do ano anterior, a Amazon, que experimentou apenas um aumento de 3,22%, e agora sua marca está avaliada em 308,93 bilhões de U.S. dólares, ocupando o 4º lugar globalmente. A Microsoft e o Google ocupam a segunda e a terceira posições, com marcas no valor de 340,44 bilhões e 333,44 bilhões de U.S. dólares.

A plataforma social chinesa TikTok/Douyin, com 84,199 bilhões U.S. dólares em valor de marca, e o Facebook da Meta, no valor de 75,716 bilhões U.S. dólares, estão na 7ª e 8ª posições.

A marca mais valiosa do mundo para 2024 foi fundada em 1976 numa casa em Crist Drive em Los Altos, Califórnia. Isso marcou o início do que se tornaria uma das empresas de tecnologia mais influentes do mundo. Inicialmente focada em computadores pessoais, a abordagem inovadora da Apple abriu caminho para produtos inovadores que revolucionaram vários setores ao longo dos anos. A pesquisa é baseada no relatório anual da Brand Finance sobre as 500 principais marcas globais, juntamente com vários relatórios de países disponíveis no site Brandirectory.

O Walmart experimentou um declínio significativo de 14,89% em 2024. Como resultado, o Grupo Samsung subiu para a 5ª posição, apesar de também enfrentar uma ligeira queda em seu valor. A perda da Samsung foi mínima, apenas 0,3%, reduzindo o seu valor total para 99,37 bilhões de U.S. dólares. Em contraste, o Walmart perdeu 16,939 bilhões de U.S. dólares de seu valor, ficando na 6ª posição.

A plataforma de mídia social chinesa TikTok/Douyin, com 84,199 bilhões de U.S. dólares em valor de marca, e o Facebook da Meta, no valor de 75,716 bilhões de U.S. dólares, estão na 7ª e 8ª posições. Este ano, a Deutsche Telekom da Alemanha entrou no top 10 em 9º lugar. A multinacional chinesa de serviços bancários e financeiros ICBC ocupa o 10º lugar, com uma ligeira vantagem de US$ 74 milhões sobre o antigo 10º, Verizon. Este ano, o ICBC está avaliado em US$ 71,828 bilhões, um aumento de 3,28% em relação ao ano passado.

A marca mais valiosa em todos os países

Muitas grandes marcas estão concentradas em apenas alguns países, principalmente China e Estados Unidos. No entanto, independentemente do tamanho da empresa, cada país tem sua marca líder. Pesquisamos a marca mais valiosa para cada país em nossa lista e encontramos os seguintes resultados.

Seis marcas dos EUA estão na lista das 10 melhores, com quatro liderando o ranking. Todos os quatro líderes estão na indústria de tecnologia e estão avaliados coletivamente em 1,499 trilhão US dólares. A Apple, a principal marca do mundo em 2024, teve um progresso excepcional, com um valor de marca aumentando 73% em relação ao ano passado.

A Microsoft ocupa a segunda posição, enquanto o Google ocupa o 3º lugar pelo segundo ano consecutivo, apresentando um crescimento sustentável de  52,059 bilhões U.S. dólares. Na verdade, o setor de tecnologia parece estar a impulsionar o sucesso das marcas dos EUA, já que quase 23% do valor combinado de todas as empresas americanas entre as 500 maiores vem de apenas 52 empresas de tecnologia.

Entre eles está a NVIDIA, a marca que mais cresce nos Estados Unidos, crescendo cerca de 163% em relação ao ano passado. A outra marca americana impressionante é a Charles Schwabb, empresa de serviços financeiros, que conseguiu subir 289 posições para o atual 171º lugar. No geral, as marcas americanas representam mais da metade (52,76%) do ranking das 500 principais e das 100 principais marcas, onde 52 marcas dos EUA estão dominando.

O Grupo Samsung da Coreia do Sul é o mais valioso do mundo fora dos EUA. marca em 2024. Apesar de uma queda de US$ 511 milhões nos últimos 12 meses, a Samsung mantém sua posição de liderança na Coreia do Sul, com um valor de marca de US$ 82,211 bilhões. Em segundo lugar está a montadora Hyundai, que cresceu 44,6% ano a ano, para US$ 22,942 bilhões. A fabricante de chips sul-coreana SK Hynix (US$ 10,015 bilhões) e a empresa de eletrônicos LG (US$ 9,841 bilhões) trocaram de lugar; enquanto isso, a Kia permanece em sua posição anterior com um valor de marca de US$ 9,040 bilhões.

A marca mais valiosa da China em 2023, a ICBC, caiu para a segunda posição, superada pela plataforma de mídia social TikTok. O ICBC, o banco comercial estatal, está avaliado em US$ 71,828 bilhões, experimentando apenas uma mudança de valor de US$ 2,28 bilhões.

Em contraste, o TikTok viu seu valor aumentar no ano passado, chegando a 84,199 bilhões US$. Seguindo esses dois, a State Grid Corporation of China ocupa o terceiro lugar.  O China Construction Bank e o Agricultural Bank of China estão em quarto e quinto lugar, com valores de 65,604 bilhões e 60,398 bilhões US$, respectivamente.

Com uma fortuna de 73,321 mil milhões de dólares, a Deutsche Telekom é a principal marca da Alemanha em valor e ocupa o 9º lugar na lista das 10 maiores do mundo. A gigante automobilística Mercedes-Benz ocupa o segundo lugar na Alemanha, com um valor de US$ 59,436 bilhões.

Apesar de perder quase US$ 1,5 bilhão, a empresa multinacional de serviços financeiros Allianz Group mantém seu 3º 3º lugar com um valor de US$ 46,889 bilhões. Duas empresas automotivas seguem no ranking da Alemanha; depois de trocar de lugar no ano passado, a Porsche e a BMW agora ocupam o 4º e o 5º lugar, com valores de US$ 43,117 bilhões e US$ 40,987 bilhões, respectivamente.

A gigante britânica de petróleo e gás Shell detém o título de marca mais valiosa do Reino Unido, com um valor estimado de 50,302 bilhões US$.  As outras marcas importantes do Reino Unido são a empresa de serviços profissionais Ernst & Young ou apenas EY (30,845 bilhões US$ ), PwC (24,672 bilhões US$ ) e HSBC, que mantém sua posição com um valor de  20,047 bilhões US$ em 2024. A British Petroleum, agora conhecida como BP, subiu uma posição para o 5º lugar no Reino Unido e 104º globalmente, com um valor de  18,533 bilhões US$.

Também é interessante ver as principais marcas em termos de valor em outras partes do mundo. Na Holanda, a marca líder é a corporação de serviços bancários e financeiros ING, avaliada em US$ 10,017 bilhões. Na França, a principal marca é a gigante da moda Louis Vuitton, com US$ 32,235 bilhões. Na Suécia, a IKEA continua sendo a marca mais valiosa, apesar de perder parte de seu valor em 2024 (queda de 0,9%, para US$ 15,786 bilhões). Curiosamente, a Volvo agora é 33,5% mais valiosa como marca em comparação com o ano passado, atingindo US$ 11,128 bilhões.

Nem todos os países podem criar uma grande marca, pois as economias maiores geralmente têm uma vantagem. No entanto, as marcas podem surgir de todo o mundo e, às vezes, economias menores conseguem produzir algumas das marcas mais reconhecidas. Dois exemplos notáveis são a Finlândia, conhecida por seus telefones Nokia, e o México, famoso por sua cerveja Corona, que se tornou a marca de cerveja mais valiosa do mundo em 2024. Após um aumento de 40% no valor da marca, ultrapassou a Heineken e agora vale US$ 10,4 bilhões.

Marcas com o crescimento mais impressionante em 2024

Encontramos algumas mudanças interessantes entre as empresas no ano passado. Notavelmente, o aumento mais impressionante entre as 100 maiores marcas do mundo pertence à NVIDIA, que ocupa o 30º lugar em 2024. Apenas 12 meses antes, a fabricante de chips estava em 117º lugar com uma avaliação de US$ 16,922 bilhões. O valor da NVIDIA subiu para US$ 44,488 bilhões, refletindo um aumento impressionante de 162,90%. Seu grau de investimento melhorou para AAA-, o que significa que alcançou forte qualidade de crédito e baixo risco de inadimplência em um ano. A empresa de tecnologia americana Oracle subiu 16 posições para a 19ª posição.

A plataforma de mídia social Instagram e a seguradora de saúde UnitedHealthcare também mostraram um aumento significativo, subindo 13 e 11 posições, respectivamente.

A fabricante chinesa de baterias CATL subiu 36 posições para a 99ª posição, com uma pequena mudança positiva em sua classificação. A Humana, uma seguradora de saúde americana, subiu 32 posições, aumentando o valor de sua marca para US$ 20,963 bilhões.

A gigante da moda francesa Louis Vuitton manteve o 1º lugar na França e ganhou 18 posições globalmente. Embora seu grau de investimento tenha permanecido o mesmo, seu valor aumentou US$ 5,945 bilhões, para US$ 32,235 bilhões em 2024.
A multinacional alemã SAP experimentou um aumento significativo, subindo 14 posições desde o ano passado, com um crescimento de US$ 4,069 bilhões em valor de marca.

Em uma tendência ascendente semelhante, a corporação de alimentos e bebidas PepsiCo subiu 12 posições, enquanto a multinacional de telecomunicações Orange avançou 11 posições. Atualmente, o valor da marca da PepsiCo é de US$ 20,209 bilhões, enquanto o valor da marca da Orange é um pouco maior, de US$ 20,276 bilhões.

Vale a pena notar que nem todas as empresas apresentaram mudanças positivas. A multinacional automotiva Tesla caiu 9 posições e perdeu US$ 7,935 bilhões ou -11,99% em valor, com uma avaliação atual de US$ 58,272 bilhões.

A empresa de contabilidade PwC caiu 7 posições e seu valor diminuiu -2,61%, estimado em US$ 24,671 bilhões. A varejista americana de materiais de construção Home Depot caiu 7 posições e perdeu US$ 8,285 bilhões em valor.

A empresa automobilística alemã Volkswagen perdeu duas posições e aproximadamente US$ 167 milhões. A montadora japonesa Toyota também caiu duas posições, mas sua classificação permaneceu inalterada e atualmente ocupa a 21ª posição.

Metodologia
Várias publicações como a Forbes e a Brand Finance, divulgam classificações anuais de marcas. Cada publicação usa a sua própria metodologia para avaliar o valor de uma empresa ou marca. Para esta visualização, o Brand Finance, emprega uma abordagem interessante conhecida como método de alívio de royalties. A Brand Finance estima o valor que uma empresa estaria disposta a pagar para licenciar sua marca como se não a possuísse.

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica