IBM apresenta o primeiro mainframe totalmente desenhado para a IA

Estado com Arte Magazine

A IBM  acaba de anunciar o IBM z17, a próxima geração do icónico mainframe da empresa, completamente concebido com capacidades de IA para hardware, software e operações de sistemas.

As novas funcionalidades desbloqueiam o uso da IA à escala empresarial, incluindo os grandes modelos de linguagem e a IA generativa. 

O novo mainframe expande as capacidades do sistema para ir ainda mais além das capacidades transacionais de IA permitindo novas cargas de trabalho. O IBM Z está construído para redefinir a IA em escala, posicionando as empresas para analisar todas as suas transações em tempo real1. Com o novo z17, as organizações podem ser mais inovadoras e chegar mais longe, podendo processar mais de 50% de operações de inferência de IA por dia do que o seu antecessor z162.

Segundo a empresa o  IBM z17 é capaz de gerar valor comercial em todos os setores com mais de 250 casos de uso de IA, abrangendo desde a redução do risco de crédito e a gestão de chatbots, até ao suporte de análise de imagens médicas ou prevenção de crimes no retalho, entre outros.

É o resultado de cinco anos de design e desenvolvimento, foi concebido com a contribuição direta de mais de 100 clientes e em estreita colaboração com as equipas de Research e Software da IBM. Este novo mainframe apresenta capacidades de IA multimodal, novas funcionalidades de segurança para proteção de dados e ferramentas que aproveitam a IA para melhorar a usabilidade e a gestão do sistema.

Aproximando a IA dos dados: as capacidades de inferência do z17 são obtidas através de um chip de segunda geração que acelera as capacidades de IA.

“A indústria está a aprender rapidamente que a IA só será tão valiosa quanto a infraestrutura em que é executada”, disse Ross Mauri, General Manager de IBM Z e LinuxONE da IBM.

“Com o z17, estamos a levar a IA para o núcleo da empresa com o software, a potência de processamento e a capacidade de armazenamento para ativá-la com rapidez e eficiência. Permite também que as organizações ativem com IA grandes volumes de dados empresariais que até agora permaneciam subutilizados, de forma segura e rentável”.

Totalmente integrado através de hardware e software

O IBM z17 é um sistema concebido desde o início para se integrar totalmente em ambientes híbridos através de uma combinação de inovações de hardware, capacidades de software para IA e um amplo suporte para normas e ferramentas abertas. Esta arquitetura oferece um rendimento e confiabilidade diferenciadoras, ao mesmo tempo que redefine a forma como os programadores e operadores de sistemas gerem e interagem com o IBM Z.

Concebido para a resiliência: segurança e cibersegurança no núcleo. O IBM z17 reforça as suas capacidades de segurança e resiliência, características históricas da plataforma. Os avanços em IA permitiram a implementação de inteligência adicional nesta área cada vez mais importante para os clientes, à medida que novas ameaças surgem constantemente.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica