Debates. Montenegro atinge liderança como mais mediático no ciberespaço

Estado com Arte Magazine

A segunda semana de debates na televisão começou com Luís Montenegro (AD) e Rui Rocha (IL), neste frente a frente os internautas destacam a incapacidade dos dois candidatos em responder adequadamente às crises económicas e às políticas atuais. Neste confronto, o líder do PSD vence com 59% das menções, sendo o tema Saúde o mais mencionado com 53%. O debate de ontem entre Inês Sousa Real e Rui Rocha foi o menos mediático com apenas 1% das menções.

Mesmo com este debate intenso entre Pedro Nuno Santos (PS) e André Ventura (CH), realizado ontem, o atual Primeiro-Ministro é agora o líder isolado nas menções nas redes sociais, segundo dados de análise da plataforma Brandwatch.

Luís Montenegro obtém 19% das menções, seguido de André Ventura com 18%. Pedro Nuno Santos, líder do PS, surge em terceiro lugar em igualdade percentual com Paulo Raimundo (PCP), ambos com 13% das menções dos internautas.

No que diz respeito aos temas, nada de novo, a habitação continua a ser o tema mais abordado nas redes sociais obtendo 35%, seguido da imigração com 28% e da saúde com 23%.

Debates de segunda e terça-feira

A semana começou com o debate entre Luís Montenegro (AD) e Rui Rocha (IL), neste encontro os internautas destacam a incapacidade dos dois candidatos em responder adequadamente às crises económicas e às políticas atuais. Neste confronto, o líder do PSD vence com 59% das menções, sendo o tema Saúde o mais mencionado com 53%.

No segundo debate, Mariana Mortágua (BE) e Rui Tavares (Livre), os internautas destacaram a proposta da líder do BE sobre o voto dos imigrantes. Uma proposta que suscitou grande controvérsia e que levou a que alguns considerassem uma medida de extrema-esquerda, prejudicando os interesses nacionais. Mariana Mortágua obteve 71% das menções, com a Imigração a ser tema de maior destaque com 71%.

O debate de ontem à noite era aguardado com alguma expectativa, uma vez que colocava frente a frente, Pedro Nuno Santos (PS) e André Ventura (CH). No entanto, o número de menções não conseguiu colocar este frente a frente no topo dos debates que geraram maior discussão nas redes sociais. Os internautas destacaram a abordagem calma e racional do líder do PS em oposição com a tática agressiva de Ventura. O líder do Chega reuniu o maior número de menções 53%, a imigração com 67% o tema mais abordado.

No último debate de ontem, Rui Rocha (IL) e Inês Sousa Real (PAN), os internautas evidenciam o foco da líder do PAN em trazer para cima da mesa a questão da violência sexual e o abuso doméstico contra as mulheres. Inês Sousa Real obteve 57% das menções, com a Saúde a ser o tema mais mencionado com 39%.

A segunda semana de debates  em termos de debates será mais curta, devido à pausa para a Páscoa. O debate entre André Ventura e Rui Tavares continua a ser o debate que gerou mais menções com 15%, sendo o debate de ontem entre Inês Sousa Real e Rui Rocha o menos mediático com apenas 1% das menções.

Os dados relativos a este estudo foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica