Moção de censura do PCP liberta governo de apresentar moção de confiança

Marta Roque

Com o anúncio do voto contra do PS à moção de censura do PCP, iniciativa  que será chumbada, cai a ameaça da moção de confiança por parte do Governo.

O PS responde com voto contra à moção de censura do PCP ao governo, iniciativa  que será chumbada. Os Ministros foram às televisões afirmar que, sendo assim, cai a ameaça da moção de confiança.

A comunicação de Luís Montenegro ao país deixou pairar um eventual cenário de eleições antecipadas que durou  durante pouco mais de duas horas.

Pelas 20h deste sábado, Luís Montenegro ameaçou apresentar uma moção de confiança (que poderia levar à queda do Governo) caso os partidos, em concreto o PS, não declarassem “sem tibiezas que o executivo tem condições para governar”.

Nenhum partido da oposição respondeu  às provocações do primeiro-ministro, já o anúncio de uma moção de censura ao Governo feito pelo PCP teve o efeito de libertar o país  da possibilidade da dissolução do Parlamento e de eleições antecipadas.  Dado que o  PS veio dizer que vota contra a iniciativa comunista.

Uma Moção de confiança, visa aprovar um voto de confiança sobre uma declaração de política geral ou assunto de relevante interesse nacional. É apresentada pelo Governo e a sua rejeição simples provoca a demissão do Governo.

O primeiro-ministro afastou ontem à noite o cenário de demissão das suas funções. Luís Montenegro quis deixar a garantia de que “não estará associado a decisões que representem eventuais conflitos de interesses”. Disse que a Spinumviva será, “de ora em diante, detida pelos filhos”.

Abriu a porta para uma possível moção de confiança à qual o PCP respondeu com uma moção de censura. Iniciativa que não contará com a viabilização do PS, afirmou Pedro Nuno Santos.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica