ÉPOCA DE EXAMES: 32% DOS EXPLICADORES ALERTAM PARA MAU NÍVEL DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS

Estado com Arte Magazine

A procura de explicações para o ensino básico e secundário aumentou 11% no mês passado, face a maio do ano passado, revela uma análise da plataforma Fixando ao setor de Educação, a poucos dias do arranque dos exames nacionais e das provas de final de ciclo.

Os primeiros seis meses do ano obtiveram uma procura por explicadores 7% superior, em comparação com o período homólogo, gerando mais procura que oferta, já que 4 em cada 10 interessados não consegue encontrar um explicador, segundo estudo da consultora Fixando.

As Explicações de Várias Disciplinas (50%) são as mais procuradas, seguindo-se Matemática do Ensino Secundário (8%) e Matemática de 3º Ciclo (6%), sendo Évora, Vila Real, Viana do Castelo e Aveiro os distritos que maior dificuldade têm em encontrar explicadores.

Os principais objetivos dos alunos são melhorar as notas (55%), aprender temas e técnicas novas (10%) e preparação para testes (39%).

O preço médio para uma sessão de explicações em 2024 aumentou para 14€, já que em 2023 o valor era de 13.65€, embora os valores alterem consoante o tipo de explicações e o nível de escolaridade do aluno.

O estudo da consultora revela que uma percentagem de 32% dos explicadores considera como mau o atual estado de preparação dos alunos para os exames nacionais que se avizinham. Nos principais fatores para esta falta de preparação, os explicadores destacam: as turmas sobrelotadas (65%), a falta de interesse dos alunos (61%), a falta de professores (48%), a falta de qualidade dos programas de ensino (30%), a falta de interesse dos pais e encarregados de educação (17%) e as consequências da pandemia (13%), entre outros (4%).

Comparativamente ao ano passado, os inquiridos acreditam que, este ano, os alunos estão com o mesmo nível de preparação (65%), exceto 35%, que afirma que estão mais mal preparados.

Para o próximo ano, 18% acredita que os alunos estarão mais bem preparados, 14% mais mal preparados e 68% acredita que estão no mesmo nível, sendo que apenas 34% acredita que o nível de aprendizagem e sucesso escolar está razoável.

Seja Apoiante

O Estado com Arte Magazine é uma publicação on-line que vive do apoio dos seus leitores. Se gostou deste artigo dê o seu donativo aqui:

PT50 0035 0183 0005 6967 3007 2

Partilhar

Talvez goste de..

Apoie o Jornalismo Independente

Pelo rigor e verdade Jornalistica