O Colóquio “Pecuária Extensiva o Montado Como Ecossistema Natural, o Mercado e a Sanidade” vai decorrer na Expomor24, Feira anual de Montemor-o-Novo, a 31 de agosto.
A 30 de agosto terá lugar o colóquio da Fertiprado – Agro Talks sobre as vantagens e os impactos das misturas bio diversas para pastagens, forragens e proteção do solo.
O Painel 1 do Colóquio “Pecuária Extensiva o Montado Como Ecossistema Natural, o Mercado e a Sanidade” a 31 de agosto na Expomor tem como tema “Proteção e Restauro da Floresta”, que terá como moderador o Eng. Pedro Lynce, Professor Emérito da Universidade de Lisboa, empresário agrícola.
“A nova estratégia da UE para as florestas e as oportunidades das áreas agro silvo pastoris do montado”, é apresentado por Eng. José Calado, Diretor Regional do ICNF Alentejo – Instituto de Conservação e Natureza. “A legislação europeia sobre “desflorestação EUDR” e o impacto para a pecuária”, uma comunicação de Eng. Jaime Piçarra, Secretário-geral da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Para Animais.
“O Mercado dos ruminantes e a sua Sanidade”, é o 2º painel que apresenta como moderadora a Dra. Isabel Mariano, médica-veterinária. “O Mercado atual dos ruminantes – em Portugal, corredores de exportação e a sanidade”, é a exposição da Dra. Susana Pombo, Diretora-geral da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
“Biossegurança nas explorações pecuárias”, é o tema de Dr. Ricardo Bexiga, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. “As doenças emergentes nos ruminantes”, é apresentado por Dr. Hélder Quintas, Centro de Investigação Montanha, Instituto Politécnico de Bragança
A sessão de encerramento será realizada pelo Presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Dr. Olímpio Galvão, e conta ainda com as presenças do Secretário de Estado da Agricultura, Eng. João Moura, o Presidente da CAP Dr. Álvaro Mendonça e Moura, e com o Presidente da Apormor, Eng. Joaquim Capoulas.
Integrado na Expomor24 a 30 de agosto terá lugar o colóquio da Fertiprado – agro talks sobre as vantagens e os impactos das misturas biodiversas para pastagens, forragens e proteção do solo.