Piera Zuercher. “Eu descobri que precisava de olhar dentro de mim, e não fora.” C/ áudio

Marta Roque

Piera Zuercher, Artista, Pintora e Designer suíça, com formação académica em Pintura e Gravura em Milão e Paris, viveu grande parte da sua vida na zona italiana da suíça. Por motivos familiares decidiu ir para Timor-Leste. Uma experiência cultural intensa nesta região asiática, teve como destino evidente escolher morar em Portugal. Agora reside nas Caldas da Rainha e tem atelier no Hub Criativo Ceres.

A imagem de infinito é uma constante dos seus quadros, na sua maioria grandes telas. Piera explora os temas dos 4 elementos: terra, ar, fogo e água. Aposta em cores garridas num estilo abstrato e figurativo. Explica que o significado do seu trabalho “é um caminho no espiritual da arte: o encontro entre a matéria própria da arte e o alem do infinito. Do que não é d’este mundo.”
As flores é outro dos seus temas que gosta de expressar através da pintura. A pintora diz que a pesquisa “é sempre interior”, apesar da observação que faz da realidade, conta ao Estado com Arte Magazine.

Tem formação académica em Pintura em Milão e Paris, também fez licenciatura em gravura. Tem como mestre de inspiração Anish Kapoor, que “trabalha muito o mundo interior”.

Nasceu em Vacallo, na região Suíça de língua italiana, na zona fronteiriça com a Itália. “A proximidade da fronteira desde cedo me consciencializou do outro, igual e  diferente ao mesmo tempo.” Sempre quis ser pintora, pintava dentro de casa, desde os 12 anos. É a 6a de 7 irmãos. As irmãs compravam revistas com encartes sobre História de Arte, “era como se fosse o meu mundo”.

Quando estudava no secundário queria seguir Arte,  mas foi para desenho arquitetónico. “Tenho formação clássica com a figura humana, mas quando comecei a trabalhar comecei a fazer o que sou dentro de mim.”

“Gosto de realidade, mas quando pinto sempre quero expressar o que quero dizer ao mundo. Vimos ao mundo para dar alguma coisa ao mundo, senão crescemos por dentro não podemos passar para fora”.

Casou, teve 4 filhos, em cinco meses e meio a sua vida mudou completamente. A morte de um filho levou-a sair da Suíça e procurar outros destinos. Em Timor-Leste, em Díli, dedicou-se a dar aulas e aproximou-se da cultura portuguesa.

Piera Zuercher, no seu atelier na Ceres mostra o seu portfolio da serie dos 4 elementos

Em 1991 foi convidada como visiting professor na Universidade de Colima, México a dar um curso de Fresco para profissionais, artistas, arquitectos. Aqui fez criação e direção do workshop de Fresco com Olga Espinosa, Facultad de Arquitectura de la Universidad de Colima, México.
No México executou o esboço/desenho para pintura mural no Museo de la Ciudad de Colima, México, e direção de respetiva execução por artistas locais em 1995.

Teve experiência de Ilustração do livro para a Infância “Os Direitos das Crianças”, Fábulas 1, com Augusta Bariona, Edizione d’Arte, Milão, Itália.

Recorda que em 1998 participou na criação e direção do SIMPÓSIO DI SCULTURA IN PIETRA, em Arzo, na Suíça, com Giorgio Morandini e Janez Lenassi.
Foi convidada pela organização de exposição de artistas timorenses com o Gabinete do Primeiro Ministro por ocasião da Conferência de Investidores Internacionais.

Em 2002 muda-se para Lausanne na Suíça, onde fez trabalho no Atelier La Chocolatière com outros artistas locais, algo que recorda como muita emoção.

De Timor-Leste para Portugal
A grande viragem dá-se  em 2006, por motivos familiares da perda de um filho vai para Díli em  Timor-leste ensinar desenho ao ensino secundário. Diz-me que foi muito importante aprender português no Instituto Camões, porque ficou amiga da Diretora. Deu ainda ensino de desenho no Centro ARTE MORIS, em Díli.

“Queria voltar para a Europa, mas não para a Suíça”. Conheceu um padre italiano que lhe pediu para ajudar crianças, mas Piera achou que não tinha formação especifica para o ensino básico. Convidada para trabalhar com mulheres, resolveu dar formação em artesanato. Perguntou às mulheres o que gostavam de saber fazer e descobriu que gostam de costura e bordados.

Começou com 4 mulheres e 3 máquinas a fazer bonecos de pano numa ilha, Atauro, diz-me que “era para aqui que Salazar mandava presos políticos para o exílio”.

Em 2007 como o Instituto Camões tem ligação com Fundação Oriente propuseram-lhe fazer exposição das bonecas de pano, desenvolveu a gestão e design da Cooperativa BONECA DE ATAURO, Manufatura Artística Artesanal em Textil, em Timor-Leste.

“Comecei por criar uma boneca de pano que se tornou internacionalmente conhecida como símbolo da Oficina BONECA DE ATAURO. Seguiu-se a criação de mais de 100 peças, grande parte com especial atenção ao campo educativo, com o apoio inicial do INSTITUTO CAMÕES (Portugal) em múltiplas iniciativas. A pessoa que sabia fazer bem uma boneca, ensinava as outras a costurar.” A UNICEF organizou um concurso para fazer bonecas de pano com uma pintura para todas as crianças de Timor -Leste. Ganharam o concurso fizeram 1300 bonecas e deram-lhe dinheiro para comprar mais máquinas. No final deste projecto eram 60 mulheres.

BONECA DE ATAURO representa hoje um exemplo de auto-sustentabilidade para mulheres em países em vias de desenvolvimento que desejam crescer a trabalhar com dignidade.

De 2012 a 2018 esteve Timor-Leste onde realizou pesquisa artística através de desenho e pintura no seu estúdio, em Díli. Aqui organizou de exposição de artistas timorenses com o Gabinete do Primeiro Ministro por ocasião da Conferência de Investidores Internacionais.
Em 2018 regressa à Europa e instala-se em Portugal, onde trabalha com atelier próprio no andar do SILOS Contentor Criativo, no Hub Criativo Ceres nas Caldas da Rainha.

As flores é outro dos seus temas de estudo para pintura

Mostras Coletivas:

1994. ILDEGARDA, 38 artisti in 31 spazi, Mendrisio, Suiça.
1997. Sotto le Ali dell’Arte, Matasci Gallery, Tenero, Suiça. 1997. Donne per la Pace, Passardi Gallery, Lugano, Suiça.
1998. Exposição Empresarial CISI, Lugano, Suiça.
2000. Ch-edizione 5, Desenhos, Rytalle, Soletta, Suiça.
2001. Gravura Contemporânea, Centro Culturale Svizzero, Milão, Itália.
2002. Gravura Contemporânea, Centro Culturale Svizzero, Veneza, Itália.
2002. Gravura Contemporânea, Museo Revoltella, Trieste, Itália.
2004. Concurso de Pintura, Musée des Beaux Arts, Lausanne, Suiça.
2020. LINEE DEK CONTEMPORANEO IN TICINO, COLEÇÃO, Museo d’Arte, Mendrisio, Suiça.

Mostras Individuais:

1995. SPECCHIO DA VIAGGIO, Galleria degli Orti, Lugano, Suiça.
1996. IL CUORE, Spazio Evaluna , Lugano, Suiça.
1997. ATTREZZI DA VIAGGIO, Raoul Spazio Arte, Mendrisio, Suiça.
1997. SALE, l’Officina di Flavia Zanetti, Magliaso, Suiça.
2000. DRITTO AL CUORE, Desenhos e poemas de Matteo Zürcher, Archivio del ‘900, Milão, Itália.
2000. Janez Lenassi e Piera Zürcher, Trabalhos recentes, Galleria Atelier Irene Weiss, Tremona, Suiça.
2000. Graphicas, Stamperia Franco Lafranca, Locarno, Suiça.
2002. Opere, Palazzo Comunale, Bioggio, Lugano, Suiça.
2004. DAL CUORE DI UNA DONNA, ROSE E VASI, Atelier Irene Weiss Gallery, Tremona, Suiça.
2005. Œuvres, Galerie d’Art, Morges, Suiça.
2016. Artensemleart, com Catherine Rovelli e Miriana Ronchetti, Palazzo Comunale, Bioggio, Suiça.
2019. Embrelez’art, Caldas da Rainha, Portugal.

2022. Fogo na Alma, Galeria Espaço Turismo, Caldas da Rainha

2022. Il fuoco del flauto, Museo Dazio Grande, Rodi-Fiesso (CH)

PREMIO DI PITTURA CITTÀ DI CASTANO, ITALIA  1⁰ PREMIO

CORSO INTERNAZIONALE SUPERIORE DI DISEGNO FONDAZIONE RATTI con Anish Kapoor e Karel Appel. Città di Como, Italua 3⁰ premio acquisto.

É graduada pela Scuola di Disegno Tecnico dell’Architettura de Trevano, Lugano, Suiça. Estudou Curso de técnicas artísticas de tecelagem no Estúdio Paola Besana, Milão, Itália e na Accademia Belle Arti di Brera, em Milano.
Licenciada em Pintura pela ACCADEMIA DI BELLE ARTI Aldo Galli, Como, Itália. Com Especialização na Scuola del Nudo (Escola de Nus), Académie de la Grande Chaumière, Paris, França. Fez um Curso de Gravura Experimental com Riccardo Licata, Scuola Internazionale di Grafica, Veneza, Itália, e um Curso Avançado de Pintura com Karel Appel e Anish Kapoor ( trabalha muito o mundo interior) em Ratti Foundation, Como, Itália.

Desde que vive nas Caldas participou na uma exposição internacional em Barcelona, na Galeria Turismo, em fevereiro de 2022. Piera vai mudar  em breve para outro atelier na Ceres, porque a produção criativa é intensa.

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